A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira para cumprir mandados relacionados à execução do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”, na região do Distrito de Nova Califórnia. A ofensiva teve como foco investigados pelo homicídio ocorrido em maio de 2025 e resultou na prisão de um dos suspeitos.
A operação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil do estado vizinho, do BOPE, da PMAC, do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e da Delegacia de Polícia de Extrema. As ações foram coordenadas pela delegada Keity Mota e mobilizaram mais de 20 policiais.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão analisados no curso da investigação.
O crime que motivou a operação ocorreu na região do Distrito de Nova Califórnia, onde João Sucuri foi morto em uma emboscada dentro de sua propriedade. Na mesma ação criminosa, um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobrevviveu.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento até a completa identificação e responsabilização de todos os envolvidos no homicídio.
com rondoniagora






