A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (28), uma operação significativa para combater a migração ilegal. A Operação Marco Final, destinada a investigar um esquema responsável por promover migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação ocorre de forma simultânea em três estados brasileiros, incluindo Rondônia, Minas Gerais e Bahia. Essa ação é parte de uma investigação mais ampla que busca desmantelar redes envolvidas na facilitação da migração irregular, que tem se intensificado nos últimos anos.
De acordo com a PF, a investigação começou em 2023 após o recebimento de notícia-crime envolvendo o uso de documento falso para emissão de passaporte de uma criança, acompanhado de autorização fraudulenta para viagem internacional. A mãe deixou o país com a criança, que ingressou de maneira irregular nos Estados Unidos.
A investigação tem como foco identificar os responsáveis pela organização de rotas clandestinas e a facilitação da entrada de migrantes em território nacional sem a devida documentação.
A apuração identificou a atuação de uma rede organizada voltada ao envio ilegal de brasileiros ao exterior. Para aprofundar as investigações, foram expedidos 7 mandados de busca e apreensão pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, cumpridos no próprio estado, além de Minas Gerais e Bahia.
A atuação da Polícia Federal não apenas reforça o compromisso do governo brasileiro em combater práticas ilegais, mas também realiza uma abordagem mais rigorosa com relação à migração. As ações recentes demonstram a determinação das autoridades em garantir um processo migratório seguro e legal, em consonância com os direitos humanos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promover migração ilegal e integrar organização criminosa.




