25 C
Porto Velho
quinta-feira, dezembro 18, 2025
HomeDestaquePossibilidade de Comandante do Exército sofrer desmoralização a nível mundial agita o...

Possibilidade de Comandante do Exército sofrer desmoralização a nível mundial agita o meio militar

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Justiça de Rondônia absolve operador de máquinas em caso de abuso de vulnerável

No sistema judiciário, cada decisão reflete a análise das...

A casa de Lulinha está em queda livre, mais um episódio que não para de surpreender

Documentos reunidos pela Polícia Federal indicam que o lobista...

Deputado Laerte Gomes vota a favor do abono natalino de R$ 5 mil para servidores da Educação

Benefício foi aprovado durante sessão desta terça-feira, presidida pelo...

Representantes militares do Brasil nos Estados Unidos iniciaram desesperadas consultas com autoridades norte-americanas sobre a possível revogação do visto do comandante do Exército brasileiro, general Tomás Ribeiro Paiva. A movimentação diplomática ocorreu nesta sexta-feira (26).

O general Maurício Vieira Gama, adido militar brasileiro em Washington, e o general Flávio Moreira Matias, representante do Brasil no Comando Sul dos EUA, estabeleceram contato com militares norte-americanos para obter informações sobre a situação. Durante as conversas, os oficiais brasileiros argumentaram que divergências pontuais entre os governos não deveriam afetar a cooperação entre as forças armadas dos dois países.

O governo dos Estados Unidos analisa a revogação do visto como possível medida sancionatória. A justificativa estaria baseada na alegação de que o general Tomás teria sido nomeado para o cargo por influência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e que garantiria apoio da alta cúpula militar às decisões do magistrado.

Documentos do Departamento de Estado americano teriam identificado encontros entre o ministro Moraes e o general Tomás Ribeiro Paiva. Essas reuniões mapeadas pelas autoridades americanas constam nos documentos que fundamentam a avaliação em curso.

A potencial restrição ao comandante do Exército brasileiro integra um conjunto mais amplo de medidas que Washington estaria preparando. O pacote de sanções em estudo também incluiria membros da Polícia Federal e do Ministério Público Federal do Brasil.

A iniciativa dos generais Gama e Matias para buscar esclarecimentos junto às autoridades norte-americanas indica a preocupação da cúpula militar brasileira com as possíveis implicações diplomáticas e institucionais que poderiam resultar da efetivação dessas medidas pelos Estados Unidos.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/74136/possibilidade-de-comandante-do-exercito-sofrer-desmoralizacao-a-nivel-mundial-agita-o-meio-militar

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here