Além do gigantesco prejuízo eleitoral, o PT está recebendo uma verdadeira enxurrada de ações judiciais em razão da bisonha homenagem a Lula ma Marquês de Sapucaí.
Eis as ações contabilizadas pelo jornalista Cláudio Dantas:
– O Novo informou que pedirá a inelegibilidade de Lula por uso de recursos públicos para promover sua imagem, após o registro formal de candidatura previsto para o segundo semestre de 2026.
– O PL anunciou que adotará “providências cabíveis” para investigar ilícitos eleitorais, como menções a números de urna, símbolos partidários, exaltação do governo e críticas à oposição, e deve protocolar ação de investigação judicial eleitoral.
– O partido de Jair Bolsonaro também pretende solicitar ao TSE a abertura das contas da escola de samba para verificar se empresários com contratos públicos teriam financiado o desfile a pedido do Planalto.
– O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que protocolará ação “contra os crimes do PT na Sapucaí com dinheiro público”.
– O deputado federal Zucco (PL-RS) declarou que o enredo e a presença de Lula indicam “promoção eleitoral antecipada” e que buscará medidas junto à Justiça Eleitoral e outros órgãos de controle.
– O senador Rogério Marinho (PL-RN) também disse que acionará a Justiça Eleitoral para apurar eventual abuso de poder e uso indevido de estruturas públicas.
– O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que, se Lula oficializar candidatura, ingressará com ação de investigação judicial eleitoral e denunciará o presidente ao Ministério Público por improbidade administrativa.
– O senador Magno Malta (PL-ES) entrou com representação no TSE contra a escola de samba, alegando caráter político-eleitoral do desfile, e acionou a PGR por discriminação religiosa, apontando que evangélicos foram representados como “latas de conserva”.
– O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) e o governador de MG Romeu Zema (Novo) também anunciaram que levarão à Justiça a representação de evangélicos, questionando violação de artigo do Código Penal sobre escárnio público por crença religiosa.
O jornalista Cláudio Dantas enumerou os crimes eleitorais cometidos pelo PT:
Fonte: jcp*




