Rondônia registrou um recuo significativo de 55% nas exportações de produtos para outros países. Essa diminuição levanta preocupações sobre o desempenho econômico da região e os fatores que contribuíram para essa queda.
Levantamento do UOL https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2025/09/06/tarifaco-estados-do-nordeste-lideram-perda-de-exportacao-aoseuaemagosto.htm, um dos maiores portais do Brasil, apontou que o Estado de Rondônia teve queda de 55% nas exportações de seus produtos para outros países.
Dentre os fatores que podem ter impactado negativamente as exportações de Rondônia, destaca-se o chamado “tarifaço” dos Estados Unidos. O comparativo entre os meses de julho e agosto, pós-tarifaço, colocou Rondônia no oitavo lugar com mais perdas em termos percentuais, segundo o jornal.
Em julho, o Estado enviou produtos nos valores de US$ 9.212.384 e, em agosto, caiu para US$ 4.123.629. A carne foi um dos principais produtos afetados, caindo mais de 46% as exportações.
O Acre foi o campeão de perdas, seguidos por 5 estados do Nordeste.
O recuo de 55% nas exportações não afeta apenas os exportadores, mas também tem implicações mais amplas para a economia local. Menores exportações podem resultar em perda de empregos e redução de receitas para o estado.


