A cafeicultura de Rondônia celebra um momento de destaque nesta quinta-feira (23), com a realização da 2ª Feira Robustas Amazônicos. O evento acontece em Cacoal, e também é composto pela realização do 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), consolidando o estado como referência nacional e internacional no café robusta amazônico.
A FEIRA
A Feira Robustas Amazônicos é uma plataforma essencial para inovação, negócios e parcerias, reunindo produtores, investidores, exportadores e pesquisadores.
O evento foi inspirado na Semana Internacional do Café (SIC). No total 16 agroindústrias de café estarão expondo. Em 2024, a feira contou com 112 expositores empresariais, além de 9 concessionárias e 4 agências bancárias.
O CONCURSO
O 10º CONCAFÉ registrou a quantidade expressiva de 258 inscritos e centenas de amostras avaliadas. O concurso recebeu inscrições de 37 municípios de Rondônia, com destaque para Cacoal (35 inscritos), Nova Brasilândia do Oeste (34), Espigão do Oeste (20) e Jaru (20). O evento já se tornou uma tradição, fortalecendo a imagem da cafeicultura rondoniense.
PREMIAÇÃO HISTÓRICA
A premiação, com valor total de mais de R$ 400 mil reais, incluindo tratores e valores em dinheiro para diversas categorias (Geral, Regional e Sustentabilidade), será realizada na noite de sexta-feira (24).
A realização do evento é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), em parceria com IDARON e EMATER-RO, e conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, incluindo Senar, Faperon, Sebrae, Ifro, Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, e cooperativas como Caferon e Lacoop.
Data: 23 e 24.10 (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Cacoal Selva Park, Linha E, s/n – Lote 65, Setor Prosperidade – Cacoal -RO
Entrevistado: Governador Marcos Rocha, secretário de agricultura Luiz Paulo
Contato: Assessoria Seagri – (69) 99293-8882


