26 C
Porto Velho
quinta-feira, fevereiro 5, 2026
HomeMundoInternacionalSecretamente, Trump ordena ação militar na América Latina contra cartéis de droga

Secretamente, Trump ordena ação militar na América Latina contra cartéis de droga

Date:

Notícias relacionadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou secretamente uma diretriz para o Pentágono começar a usar força militar contra certos cartéis de drogas na América Latina, considerados grupos terroristas, segundo fontes ouvidas pelo jornal The New York Times, em reportagem publicada nesta sexta-feira (8).

A decisão cria uma base oficial para a possibilidade de operações militares diretas em solo estrangeiro. Autoridades militares dos EUA começaram a elaborar opções sobre como os militares poderiam perseguir os grupos.

Donald Trump pressiona as autoridades para ampliar o combate ao crime organizado.

Em fevereiro, o governo americano designou seis cartéis mexicanos e duas gangues latino-americanas como organizações terroristas. Entre os grupos listados estão o Tren de Aragua, facção criminosa nascida em prisões venezuelanas e hoje presente em ao menos oito países sul-americanos, e a Mara Salvatrucha (MS-13), gangue fundada em Los Angeles por imigrantes de El Salvador, conhecida por sua brutalidade e tráfico internacional de drogas. A medida também atinge os principais cartéis mexicanos: Sinaloa, Jalisco Nova Geração, Cartéis Unidos, Cartel do Nordeste, Clã do Golfo e Família Michoacán.

Há duas semanas, o governo Trump também adicionou o Cartel de los Soles, da Venezuela, à lista, afirmando que o grupo é liderado pelo presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, e outros funcionários do governo venezuelano.

Em paralelo, nesta sexta-feira, o governo dos EUA dobrou uma recompensa, agora oferecendo US$ 50 milhões, por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro.

De acordo com Washington, Maduro violou as leis de narcóticos americanas e tomou o poder de forma não democrática na Venezuela. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a procuradora-geral, Pam Bondi, acusou o presidente venezuelano de ter ligações com grupos criminosos, como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa. Ela também disse que a DEA, agência anti-drogas dos Estados Unidos, aprendeu 30 toneladas de cocaína ligadas a Maduro e seus associados.

O desespero é geral!

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here