30 C
Porto Velho
domingo, dezembro 14, 2025
HomeColunistasOpiniãoSurge o verdadeiro responsável pelo caos constitucional instalado no Brasil

Surge o verdadeiro responsável pelo caos constitucional instalado no Brasil

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Estado Islâmico tira a vida de americanos e Trump promete resposta imediata

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que...

Arthur Lira quebra o silêncio e reacende debates sobre…

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL),...

Fenômeno muito raro transforma mar em espetáculo noturno no litoral de SC

Um evento natural pouco comum chamou a atenção de...

Motta convoca reunião de emergência

A deflagração de uma operação da Polícia Federal dentro...

Segundo o senador Cid Gomes, o presidente do senado Davi Alcolumbre “descartou qualquer possibilidade de dar andamento, neste momento, a pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal”. Informou ainda que “o presidente disse que a questão de impeachment é uma atribuição dele” e que “não há hipótese de que eu coloque para votar essa matéria”.

Alcolumbre teria dito a integrantes do STF que “não vai admitir que a presidência seja furtada do direito de exercer as prerrogativas do cargo (…) e decidir sobre o processo de impeachment de ministros do Supremo”.

Imagem em destaque

Não é o que diz a lei e nem o RISF (Regimento Interno do Senado Federal). A questão de deliberar pelo recebimento de  impeachment jamais foi atribuição de presidente do Senado, mas de vinte senadores integrantes de Comissão Especial (constituída por um quarto da composição do Senado) conforme determina a Lei 1079/1950, art. 44 e RISF-Regimento Interno Senado Federal, art. 380, Inc. I e II. O presidente do Senado não tem nenhuma prerrogativa nem qualquer margem de discricionariedade de pautar ou não pautar essa matéria;  ao contrário do que afirma, ele é obrigado a ler (a denúncia) no expediente da sessão seguinte e uma Comissão Especial emitirá parecer no prazo de dez dias, declarando se a denúncia deve ou não ser julgada (Lei 1079/1950, art. 45).  Somente se o Senado resolver que a denuncia não deve ser deliberada, poderá ser arquivada (art. 48).

A omissão do senador David Alcolumbre (e de seu antecessor, Rodrigo Pacheco) nessa grave questão é a responsável pelo atual caos institucional e constitucional que assola os poderes constitucionais. Essa omissão colocou o Congresso Nacional de joelhos perante o Judiciário, implicando não apenas na anulação das prerrogativas do Legislativo e dos parlamentares, mas permitindo o abjeto e debochado ativismo judicial (em violação aos arts. 49, XI e 52,II da Constituição). Cabe unicamente aos senadores adotarem as providencias necessárias para resolver esse problema, incluindo providencias contra o próprio presidente do Senado. Remover o problema é uma das opções.

Foto de Milton Córdova Junior

Por Milton Córdova Junior | Advogado*

*O jornal Correio de Notícia se reserva no direito de manter a opinião dos colunistas/articulistas integralmente, sem intervenções. Entretanto, conteúdo expresso neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here