25 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeBrasil“Tiro golpista” de Gilmar beneficia Zambelli

“Tiro golpista” de Gilmar beneficia Zambelli

Date:

Notícias relacionadas

Trabalho célere torna realidade construção da Casa da Mulher Brasileira

O prédio será um marco no combate à violência...

O Último Traço: O Adeus a uma Lenda da Arquitetura Mundial

Um visionário, criador de obras icônicas como o Walt...

Por unanimidade, STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão por crimes no 8 de janeiro

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Governo de Rondônia orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado...

A determinação do ministro Gilmar Mendes que restringe pedidos de impeachment contra integrantes do STF deve beneficiar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) em seu processo de cassação de mandato. A decisão do magistrado provocou forte reação entre parlamentares da Câmara dos Deputados, que agora articulam uma resposta ao Supremo Tribunal Federal.

Deputados do Centrão indicam que devem se unir à oposição para votar pela manutenção do mandato de Zambelli. Os parlamentares pretendem utilizar o caso como um “recado” ao STF, apesar de a medida de Gilmar Mendes ter sido direcionada principalmente ao Senado.

A manifestação dos deputados está prevista para a próxima semana, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara examinará o processo que pode resultar na perda do mandato da deputada paulista. O descontentamento com a decisão de Gilmar tem aproximado grupos políticos distintos em defesa de Zambelli.

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), relator do caso na CCJ, já se posicionou pela absolvição da parlamentar. Garcia apresentou seu parecer na última terça-feira (3), afirmando não existirem provas suficientes que justifiquem a cassação do mandato da deputada do PL.

O relator questiona a imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela condenação de Zambelli no Supremo. Garcia argumenta que Moraes deveria ser considerado suspeito no caso e alega existir perseguição política contra a deputada federal.

O processo teve início quando Moraes determinou que a Câmara decretasse a perda do mandato de Zambelli após sua condenação pelo STF. A parlamentar foi considerada culpada por comandar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A movimentação dos parlamentares demonstra como decisões do Supremo podem gerar reações no Legislativo, com potencial para influenciar o desfecho de processos políticos como o que envolve a deputada Carla Zambelli.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here