Ouvidora da 14ª Região, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, esteve presente na 42ª Reunião do Coleouv, no TST.
Magistrados(as) e representantes da Justiça do Trabalho de todo o país se reuniram nos dias 18 e 19 de março, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para a 42ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento focou em temas essenciais para a transparência e a participação social no âmbito judicial.
A desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), participou das discussões que incluíram temas como sustentabilidade no Poder Judiciário, tratamento de denúncia e proteção ao denunciante, e o recebimento e tratamento de denúncias contra a alta administração dos TRTs.
A programação também abordou questões de gênero, com debates sobre empoderamento feminino nos tribunais e Ouvidoria da Mulher, além de reflexões sobre o papel das ouvidorias no diálogo com a sociedade e a importância da escuta ativa em casos de discriminação, violência e assédio.
A ouvidora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Delaíde Miranda Arantes, e o presidente do Coleouv, desembargador Marcello Mancilha, destacaram a relevância da troca de experiências entre as ouvidorias para a melhoria contínua dos serviços da Justiça do Trabalho.
Para a desembargadora Vania Abensur, o encontro foi fundamental para reforçar o papel das ouvidorias como ferramenta de transparência e participação social. “Essas discussões contribuem para o fortalecimento da confiança pública e o aprimoramento contínuo dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho”, afirmou.
Confira mais fotos do 42º Coleouv no Flickr do CSJT.
Fonte: Secom/TRT-14 (Yonara Werri, com informações do CSJT)