O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Ucrânia Volodmir Zelensky vão se encontrar hoje em Washington D.C.
A reunião com Zelenski acontece dois dias após o encontro de Trump com o presidente Vladmir Putin.
Uma das expectativas é de que uma reunião entre Zelensky e o presidente Vladimir Putin seja marcada. O presidente dos EUA afirmou que esse encontro será marcado “se tudo der certo” na conversa de hoje.
Os EUA também reforçarão a ideia de uma “garantia de segurança” para o território ucraniano em caso de cessar-fogo. A promessa foi feita por telefone após a reunião de Trump com Putin e protegeria o país de Zelensky de novos ataques no caso do fim da guerra.
Trump e Zelensky terão um primeiro encontro bilateral e, depois, líderes europeus participarão da conversa. Entre os presentes estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Com jco




