MENTIRA
É mentira a publicação que afirma que o deputado estadual Jean Oliveira perdeu o mandato e está inelegível. A “notícia” foi desmentida minutos após o assunto chegar às redes sociais.
MENTIRA 2
A Fake News foi propagada com base num julgamento de 2024. Direitos políticos e mandato estão preservados. O julgamento que houve em uma das câmaras do TJ ainda cabe recurso no âmbito da própria Corte e visando a correção do acórdão.
MENTIRA 3
O julgamento, com resultado apertado de 3 a 2 será motivo de recurso em várias instâncias. Portanto, o julgamento não gera ao deputado Jean de Oliveira a perda imediata do mandado eletivo e não tem o poder retirar os seus diretos políticos.
TRANSPARÊNCIA
O deputado acredita em um julgamento imparcial e demonstrará nos próprios autos os documentos e fundamentos hábeis a levar à reforma do acórdão.
DANO MORAL
Segundo o deputado, as providências jurídicas estão sendo tomadas para reparar a verdade e combater publicações que fizeram interpretações distorcidas do caso, levando as pessoas a acreditarem em um fato que não sustenta a realidade jurídica.
RECURSOS
Em agenda pelo interior, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) conheceu as necessidades de alguns municípios e prometeu emendas para atender as demandas.
BEBÊS
Em Alta Floresta D’Oeste foram anunciados recursos de mais de 200 mil reais para aquisição de berços aquecidos e incubadoras de transporte neonatais, câmaras para conservação de vacinas para atender a Secretaria Municipal de Saúde, com recursos via Secretaria Estadual da Saúde.

DUAS EMENDAS
Em Santa Luzia D’Oeste, Ieda Chaves fez o anúncio de duas emendas parlamentares que vão contribuir com ações voltadas ao esporte e à agricultura familiar.
VALORES
Os recursos, que superam R$ 139 mil, foram viabilizados via Secretaria de Estado da Justiça destinados à aquisição de kits esportivos e; pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura foram enviados R$ 100 mil para compra de pulverizadores.
PROJETO
As visitas ao interior integram o projeto “Pé na Estrada”. As cidades de Parecis, Alto Alegre dos Parecis e Espigão do Oeste também fazem parte do projeto de ajuda parlamentar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Foi um sucesso a audiência pública realizada em Cerejeiras, sobre Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do estado, promovida pelo deputado Ismael Crispin, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

PARTICIPAÇÃO
Dezenas de produtores rurais, empresários, políticos do Cone Sul e comunidade, lotaram a Câmara de Vereadores para defender a atualização do zoneamento como caminho para o desenvolvimento sustentável de Rondônia.
EXPLICAÇÃO
A engenheira florestal Débora Rosa, da Sedam, abriu os debates com uma apresentação técnica sobre a evolução histórica do zoneamento. Ela destacou que o plano atualmente em vigor é do ano 2000 e já não reflete a realidade atual do estado.
AINDA EM 2025
O deputado Ismael Crispin disse que o zoneamento é uma pauta do estado de Rondônia, que com coragem e diálogo vai ser votado ainda este ano e finalmente sair do papel.
AGENDA
A audiência em Cerejeiras integra uma série de encontros públicos organizados para debater a proposta com a sociedade. Os próximos municípios a receberem as audiências públicas são:
Alta Floresta do Oeste – 24 de abril/São Miguel do Guaporé – 8 de maio/Nova Mamoré – 22 de maio/Pimenta Bueno – 12 de junho/Machadinho do Oeste – 26 de junho.
TRATATIVAS
O Ministério Público de Rondônia e o Ministério Público Federal deram início às discussões sobre as eleições de 2026. A reunião aconteceu no gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, em Porto Velho.

TRATATIVAS 2
O objetivo da reunião foi abrir o diálogo entre os dois ramos do Ministério Público com atuação na área eleitoral. As instituições pretendem alinhar estratégias, trocar informações e preparar ações conjuntas para garantir a lisura e a legalidade do processo eleitoral de 2026.
CAPACITAÇÃO
Jovens estudantes e professores de Vilhena participaram da “Oficina de Artesanato Palha e Criatividade. A iniciativa, além do aprendizado de uma técnica, promoveu o reencontro com práticas tradicionais da cultura amazônica.

CAPACITAÇÃO 2
Os alunos experimentaram a leveza da palha entre os dedos, aprenderam a respeitar o tempo do material e descobriram que o fazer artesanal carrega histórias, memórias e modos de vida.

GRÁTIS
A oficina foi oferecida gratuitamente e teve como proposta unir teoria e prática em três encontros, onde os participantes criaram biojoias, cestos e esteiras, aprendendo também sobre sustentabilidade, identidade e o valor da produção manual.

TURMA
A oficina recebeu 22 alunos, todos certificados ao final da formação. Com uma proposta que une sustentabilidade, cultura e geração de renda, a oficina também promoveu reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais da Amazônia.
FRASE
É impossível para alguém aprender o que pensa que já sabe.
Por Cícero Moura*
*O jornal Correio de Notícia se reserva no direito de manter a opinião dos colunistas/articulistas integralmente, sem intervenções. Entretanto, conteúdo expresso neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.