O Rio Madeira alcançou uma medida alarmante, o que o coloca a apenas 25 cm da cota de inundação em Porto Velho. Neste sábado (5), o Rio nível de 16,75 metros em Porto Velho, na régua de medicação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), este aumento está bem próximo da cota de inundação, que é de 17 metros.
Mesmo com esses dados, de acordo com o SGB, os números permanecem na média, segundo o último boletim divulgado pela empresa estatal. Mas a situação é extremamente gravi para moradores da região dos distritos de Porto Velho, principalmente em Nazaré, totalmente tomado pelas águas.
A tendência é que nos próximos dias a Prefeitura decrete situação de calamidade pública em decorrência da cheia, apurou o jornal.
Além do Município, estão realizando ações para minimizar os impactos e de salvamento o governo do estado e as Forças Armadas.
A subida das águas do Rio Madeira traz potenciais riscos para diversas áreas urbanas e rurais. Moradores que vivem nas proximidades do rio estão em estado de alerta, enquanto as equipes de emergência se preparam para agir rapidamente, caso a situação se agrave e ocorra uma inundação.
As autoridades estão monitorando de perto os níveis do rio e incentivam a população a se manter informada sobre as previsões meteorológicas e os avisos de segurança. Além disso, há esforços para fortalecer as defesas contra inundação e aumentar a conscientização sobre as melhores práticas, caso a inundação ocorra. A colaboração entre as instituições governamentais e a comunidade local é crucial para minimizar os impactos e garantir a segurança dos cidadãos.
da Redação/CN