Nutrólogo lista 8 formas de evitar doenças inflamatórias intestinais

Dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SPBC) apontam que, no Brasil, existem 100 pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DIIs) para cada 100 mil habitantes.

O médico do esporte e nutrólogo Thiago Viana compartilha oito maneiras de combater e reduzir os sintomas das doenças inflamatórias. Confira:

Veja o que fazer para combater e reduzir os sintomas das doenças inflamatórias

Mantenha uma dieta equilibrada

Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados, ricos em gordura saturada e açúcar refinado. Experimente diferentes tipos de dieta, como a de baixo teor de FODMAPs, composta por carboidratos que são mal absorvidos pelo organismo e que podem ser fermentados pelas bactérias presentes no nosso intestino, ou a dieta pobre em resíduos.

Neste caso, é recomendado observar como seu corpo reage às opções.

Construa uma rede de apoio

Procure o apoio de familiares, amigos e grupos de apoio de pacientes com DII. Compartilhar suas experiências com outras pessoas que entendam o que você está passando pode ser reconfortante e útil.

Gerencie o estresse

Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, yoga ou exercícios de relaxamento muscular progressivo. Encontre atividades que ajudem a relaxar e a lidar com o estresse diário.

Priorize o sono

Mantenha uma rotina regular de sono e crie um ambiente propício para dormir. Evite estimulantes, como cafeína e dispositivos eletrônicos, antes de deitar. Se tiver problemas de sono, a recomendação é falar com seu médico para obter orientação.

Exercite-se regularmente

Pratique exercícios físicos de forma regular, conforme tolerado. Atividades como caminhada, natação, ioga e ciclismo podem ser benéficas para a saúde gastrointestinal e o bem-estar geral.

Mantenha-se hidratado

Beba muita água ao longo do dia para evitar a desidratação, especialmente, se estiver experimentando diarreia.

Não ignore os sinais do seu corpo

Esteja atento aos sinais e sintomas do seu corpo e procure ajuda médica se notar quaisquer alterações significativas ou persistentes.

Siga o plano de tratamento

Siga as orientações do seu médico e nutrólogo quanto ao tratamento das DII, incluindo medicação, suplementos e mudanças no estilo de vida. Mantenha um diálogo aberto com sua equipe médica e informe-os sobre quaisquer preocupações ou novos sintomas que surjam.

Source: SportLife
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias