Porto Velho começa nesta quarta-feira vacinação contra dengue para público de 10 a 14 anos

A Prefeitura de Porto Velho inicia nesta quarta-feira (17) a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. O imunizante já está disponível nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A vacina contra a dengue chegou em Rondônia na última semana. A capital recebeu 8.846 doses. Esta é a primeira remessa do imunizante, encaminhada ao Estado pelo Governo Federal, desde o início da aplicação no Brasil, em fevereiro. A estratégia do Ministério da Saúde contemplou, primeiramente, municípios de grande porte com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos.

A vacinação contra a dengue busca a redução de hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções por dengue na população-alvo para a vacinação. Em Porto Velho, as aplicações seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para garantir a eficácia e a segurança da vacinação.

A vacina contra a dengue poderá ser administrada simultaneamente com os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, conforme informe técnico operacional da estratégia de vacinação contra a dengue em 2024.

Para quem é a vacina?

Crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Para indicar essa faixa etária, o Ministério da Saúde se baseou nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos 5 anos no Brasil.

Onde a vacina está disponível?

Nas unidades de saúde da rede municipal da zona urbana e rural, das 8h às 18h, exceto Vila Princesa, Areal da Floresta e Santo Antônio que atendem das 8h às 12h.

Veja aqui os endereços e horário de funcionamento de todas as unidades da zona urbana.

Para se vacinar, o paciente deve estar acompanhado do responsável, portando cartão do SUS ou CPF.

Prevenção

Mesmo com a vacina contra a dengue, a maneira mais eficaz de prevenir a doença ainda é o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses (chikungunya e Zika).

Evitar o acúmulo de água parada com ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Source: SMC
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias