Uma das maiores redes de fast food premium global está enfrentando uma crise severa. As operações internacionais do Outback registraram um prejuízo de 83,8 milhões de dólares nos primeiros meses de 2024. No Brasil, a empresa está cogitando vender suas operações, citando como um dos motivos a eliminação da isenção de impostos no país.
Hong Kong também sentiu os efeitos da crise. Segundo a mídia local, das 19 lojas na cidade, 9 serão fechadas. Um porta-voz do governo local atribuiu a situação a mudanças nos hábitos de consumo alimentar:
- Pessoas estão comendo menos fora de casa;
- Há uma preferência crescente por comer na cidade vizinha, onde os preços são mais baixos.
A empresa explicou, em nota, que a decisão de fechar lojas em Hong Kong é uma adaptação necessária às atuais condições de mercado.
“Esta decisão é o ápice de um meticuloso processo de revisão que considerou as condições atuais do mercado, nossos custos operacionais e a direção estratégica da nossa empresa”.
No Brasil, a empresa franqueadora também anunciou prejuízos significativos.
Declínio nas Vendas do Outback no Brasil
A empresa que gerencia os restaurantes Outback no Brasil informou, em comunicado, que está considerando a venda das operações devido a uma queda nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Outro fator relevante foi o fim da isenção de alguns impostos, que elevou os custos operacionais. O comunicado menciona que todas as possibilidades estão sendo avaliadas, inclusive a venda das lojas no Brasil.
Operações que possam maximizar o valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a uma possível venda das operações.”
Para definir os próximos passos, o conselho administrativo do Outback contratou a consultoria BofA Securities para analisar a situação financeira e sugerir as melhores alternativas para reverter o prejuízo. Presente no Brasil há 27 anos, o Outback conta com 167 restaurantes no país. Globalmente, a rede opera em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. Apesar de ser inspirada na cultura australiana, a rede de fast-food é americana.