Governo de Rondonia garante que reduziu focos de incêndio após operação integrada

Relatório da Operação Temporã realizada pelo Governo do Estado com apoio de vários órgãos, os focos de incêndio em Rondônia revelam que os focos de incêndio em Rondônia tiveram grande redução. Essa notícia traz alívio, especialmente em regiões que constantemente lutam contra os incêndios florestais.

De acordo com os dados divulgados recentemente, em 30 de agosto houve registro de 464 focos de calor, e sexta-feira (6), havia 4 grandes focos sob monitoramento. Além da operação integrada, o governo intensificou as ações de fiscalização em áreas consideradas críticas.

Foram adotadas medidas como: instalação de Pontos de Bloqueio de Controle de Vias (PBCV) em locais estratégicos, abordagens e revistas policiais a veículos e pessoas, fiscalização de trânsito, além do combate direto aos focos de incêndios. Essas ações foram fundamentais para identificar e neutralizar rapidamente possíveis focos de incêndio, prevenindo sua propagação. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e do PrevFogo/Ibama estão empenhadas em campo, utilizando equipamentos especializados para conter e monitorar as queimadas.

O titular da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforçou o papel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no trabalho de fiscalização.

“Temos mais de 190 profissionais atuando diretamente no combate às queimadas e na fiscalização das áreas de preservação. O objetivo é reduzir os incêndios, e responsabilizar os infratores. A integração entre as forças policiais e as instituições ambientais é fundamental para o sucesso da Operação”, frisou.

Os resultados dessa abordagem multifacetada são claras: “Segundo ele, uma significativa redução nos focos de incêndio foi observada na comparação com períodos anteriores. Essa diminuição não só protege o meio ambiente, como também traz benefícios para a saúde pública, ao reduzir a emissão de fumaça e poluentes”.

“O sucesso dessas medidas demonstra que a integração de ações e a intensificação da fiscalização são estratégias eficazes no combate aos incêndios. O governo do estado de Rondônia continua comprometido em manter essas iniciativas, para garantir a proteção do nosso ecossistema e segurança da população”, finalizou.

Resultados 

Entre os resultados da Operação, iniciada em 1º de setembro, destacam-se 450 abordagens policiais, 385 motocicletas e 350 veículos leves fiscalizados, além da apreensão de um caminhão, uma motocicleta e um veículo leve. A operação segue em andamento com um monitoramento contínuo dos focos de calor e o empenho das equipes na redução das queimadas. Desde o início da ação, já houve uma redução de 1.718 hectares queimados na Unidade de Conservação Parque Estadual Guajará-Mirim, representando um avanço importante, na proteção do meio ambiente e segurança de Rondônia.

A “Operação Temporã” mobiliza cerca de 300 profissionais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), além do apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal.

da Redação/CN com rondoniagora

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias