Revelada a estranha “justificativa” para Lula acionar as Forças Armadas

Foto: Agência Brasil

Uma informação de inteligência sobre a fuga de traficantes na Baía de Guanabara foi usada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para justificar uma operação especial de patrulhamento em portos e aeroportos em reuniões com o governo federal.

O incidente ocorreu após uma reportagem que revelou um “centro de treinamento” de táticas de guerrilha mantido pelo tráfico na favela da Maré, próxima a escolas e creches.

A Maré, com cerca de 140 mil habitantes, está próxima à Baía de Guanabara.

A matéria foi ao ar no domingo, 24 de setembro, quando a polícia planejava uma operação para prender líderes de quadrilhas.

No entanto, no dia seguinte, dois grupos de líderes de facções diferentes fugiram de barco pela Baía de Guanabara e se abrigaram em favelas já dominadas por eles mesmos.

Na narrativa apresentada ao governo federal, traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) foram para o morro do Dendê, na Ilha do Governador, enquanto membros do Comando Vermelho (CV) foram para o morro do Salgueiro, em São Gonçalo.

Os traficantes atravessaram a Baía sem serem detectados pelo patrulhamento de rotina.

Quando a operação policial ocorreu no início de outubro, os chefes das quadrilhas já haviam fugido.

Apesar de não ter solicitado uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o governo estadual queria reforçar o patrulhamento para evitar o transporte de armas e drogas pelos portos e aeroportos do Rio de Janeiro.

A GLO concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aos militares poderes de patrulhamento que normalmente pertencem à Polícia Federal e à Receita Federal.

Uma estranha ação de Lula que ainda está cheia de dúvidas…

Uma das dúvidas é qual o motivo de Lula não autorizar que as Forças Armadas atuem, também, nas comunidades que são dominadas pelo crime organizado.

Source: Agência Brasil

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias