Sob gestão do deputado Marcelo Cruz, Alero atinge patamar Ouro em transparência

Durante a solenidade, foi apresentado que a Alero obteve 93,78% no Radar da Transparência Pública (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) alcançou um marco significativo ao elevar seu índice de transparência para um patamar histórico no Programa Nacional de Transparência Pública, sob à presidência do deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota). A Casa de Leis registrou um índice de 93,78% em transparência, conquistando assim a classificação Ouro. O anúncio foi feito durante o evento “Transparência em Foco” em Brasília (DF), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

O resultado representa um salto considerável com relação ao ano passado, quando a Alero já havia atingido o nível Prata, com 83,27% de transparência. A avaliação, que contou com a participação de equipes dos trinta e três Tribunais de Contas do país, além de informações dos controles internos dos estados, municípios e do Distrito Federal, consolidando o empenho e a dedicação da gestão do deputado Marcelo Cruz à frente da presidência da Casa de Leis.

“Desde o início do mandato tenho ressaltado a importância de um trabalho com transparência no Parlamento como um pilar fundamental para a confiança pública e a boa governança. As medidas implementadas incluem maior acesso à informação, transparência nas decisões e nos processos legislativos, além de uma comunicação mais efetiva com a sociedade”, frisou o parlamentar.

A elevação para o nível Ouro reflete não apenas o trabalho interno da Assembleia Legislativa, mas também a colaboração com os órgãos de controle e a sociedade civil, com o objetivo de aprimorar constantemente os mecanismos de transparência e de prestação de contas.

“Este avanço na transparência é um passo significativo para o fortalecimento da democracia em Rondônia, proporcionando aos cidadãos maior clareza e acesso às atividades legislativas. Além disso, estabelece um precedente importante para outras instituições governamentais em termos de governança e responsabilidade pública”, encerrou Marcelo Cruz.

A disponibilidade das informações tornam as informações mais acessíveis (Imagem: Reprodução/Radar da Transparência Pública)

Acesse o link do radar: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html

Source: Secom ALE/RO

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias