Criadores dão banho em galinhas para aliviar o calor

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO)

E o método utilizado foi a mangueira, com esguichos de água gelada sobre os animais.

A médica veterinária e coordenadora técnica da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), Carolina Covre, explica que o conforto é pensado desde a construção dos galpões que abrigam os animais. 

“Busca-se manter as aves adultas em temperaturas entre 18 e 28°C, sendo ideal em torno de 20 a 23°C. Então, os cuidados adotados se iniciam desde a construção dos galpões e instalação dos equipamentos, que levam em consideração o conforto térmico das aves.”

Além disso, é levado em conta, antes de construir, o movimento do sol e os materiais que serão usados na cobertura. É feita instalação de cortinas, climatização com ventiladores, exaustores, nebulizadores e até plantio de árvores nas proximidades das granjas.

Segundo a publicação, os especialistas deram ainda outras dicas para salvar a criação, como a prescrição de vitaminas e até mesmo um ‘lanchinho da madrugada’:

Com todo esse calor, além da atenção com água e comida, polivitamínicos ajudam a manter a nutrição adequada, repor nutrientes e estimulam o consumo de ração. “Ajudam a manter a produtividade de ovos e a qualidade de casca”, explica Tarcísio.

Ele também recomenda um “lanche da madrugada”, para que as aves consumam ração em um horário do dia onde o calor é menos intenso. “Trata-se de uma suplementação de uma hora de luz no programa (coloca iluminação para as aves comerem). Lembrando que, quando houver normalização das temperaturas, deverá haver a remoção de forma gradativa.”

Vale lembrar que a mortandade de galinhas não afetam só os criadores que utilizam os animais para a produção de carne, mas também afetam negativamente a produção de ovos.

Source: Jornal do Agro

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias