Defesa Civil Municipal e Santo Antônio Energia realizam simulados de evacuação a partir desta quinta

Com a parceria da Prefeitura de Porto Velho, a Santo Antônio Energia inicia nesta quinta-feira (14), às 9 horas, uma série de simulados do Plano de Ação de Emergência (PAE), que define os parâmetros de prevenção e ação, relativos à segurança da barragem da hidrelétrica. Os simulados acontecem até o dia 17 e fazem parte da última etapa de implantação do Plano que atende à Lei Federal para empresas que possuem barragens no país.

Nesta fase, as comunidades que integram a região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS) vão participar de simulados de evacuação. Durante o simulado, haverá sirenes reproduzindo os alarmes sonoros para que a população dos bairros localizados abaixo da barragem e áreas próximas se direcionem pelos caminhos seguros (Rotas de Fuga) até os pontos de encontro. “A nossa equipe em conjunto com a Santo Antônio já vem trabalhando levando informação a estas famílias. Estão sendo distribuídos materiais informativos orientando sobre as datas e locais dos simulados e quem deve participar”, explicou o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil, Elias Ribeiro de Barros, que detalhou ainda que, durante os simulados, todos serão orientados sobre o percurso até o Ponto de Encontro mais próximo.

A participação da comunidade não é obrigatória, mas é essencial para a construção da cultura de segurança no município. Nos Pontos de Encontro haverá equipes de apoio, ações voluntárias e até espaço destinado aos animais de estimação.

Prevenção

A implantação do PAE não está ligada a riscos na barragem da hidrelétrica, mas sim ao cumprimento da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece as regras para a prevenção e a segurança da barragem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classifica a barragem da Hidrelétrica Santo Antônio como nível baixo de risco.

Com o apoio da Defesa Civil Municipal e da população local, na 1ª etapa de instalação do PAE, no primeiro semestre deste ano, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis previstos. Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, em regiões próximas às margens do rio Madeira.

Na 2ª Etapa do PAE, entre setembro e novembro deste ano, 19 torres de sirenes de alerta e mais de 270 placas sinalizadoras foram instaladas na ZAS. As placas possuem indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros E algumas tem um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma possível emergência.

Fonte: SMC

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias