Fórmula E expande iniciativas em prol da presença feminina na modalidade!

Transitando entre os ‘boxes’ e carros de corrida, uma figura feminina chama atenção comandando o maior campeonato de carros elétricos do mundo: Claudia Denni, Diretora de Esportes da Fórmula E, é uma dentre as mulheres que desbravam um esporte historicamente dominado por homens.

Mais poderosa mulher a comandar a Formula E na atualidade, a italiana gere com profissionalismo e pulso firme o maior evento do segmento em todo o mundo, dando ordens para equipes como Porsche, McLaren, Maserati, Jaguar e Nissan.

Assista Claudia em ação na Formula E, em:

Nascida em Roma e radicada em Londres, Claudia Denni é quem dirige o ‘ABB FIA Formula E World Championship’, realizado pela Federação Internacional de Automobilismo, consagrado um dos poucos campeonatos mundiais que atuam ativamente em prol da presença feminina na modalidade.

Graduada em Cultura, Denni começou a carreira aos 18 anos: apaixonada por esportes e viagens, teve a oportunidade de acompanhar uma equipe em corridas na Itália, durante a universidade. Desde então, nunca mais saiu deste universo.

Claudia não é figura isolada dentre as mulheres no automobilismo: ações realizadas pela Fórmula E em busca da inclusão feminina no segmento reunirão mais de 1.650 meninas apaixonadas pelo esporte, que percorrerão todas as corridas ao redor do mundo, no projeto “Girls On track”.

“Era um mundo de homens, mas transformações estão a caminho. Mulheres tem papeis-chave em diversos departamentos essenciais que vão do esporte à engenharia. Defendo a igualdade de direitos entre os gêneros e espero ser parte desta evolução. Estamos preparando a próxima geração”, afirma a responsável por questões essenciais, que vão da construção e segurança dos circuitos, até a supervisão geral da corrida e das equipes.

Em 2024, pela primeira vez, todos os 11 locais de corridas da Fórmula E sediarão a experiência FIA Girls on Track, voltado para meninas de 12 a 18 anos, percorrendo provas em lugares como Tóquio, Mônaco, Cidade do México, Diriyah, Hyderabad, São Paulo, Misano, Berlim, Xangai, Portland e Londres. O anúncio foi feito em Londres, no Reino Unido, pela Fórmula E e pela Federação Internacional de Automobilismo. Em seis anos, o programa ‘Girls on Track’ impactou mais de 2.500 mulheres participantes.

Julia Palle, outra que brilha no segmento, comanda o posto de Vice-presidente de sustentabilidade da Fórmula E.

“Estamos entusiasmadas em estabelecer o padrão de como as organizações esportivas podem realmente aprimorar e integrar a próxima geração de líderes femininas. Tomar medidas ousadas e inovadoras está no nosso DNA e o nosso compromisso em promover a igualdade de gênero não é diferente. Olhando em volta do paddock, vemos cada vez mais mulheres progredindo na indústria. Tal como todos os outros esportes, devemos ir mais longe e mais rapidamente na defesa da igualdade de gênero em todo o mundo”, disse Julia Palle.

Outro nome de comando no setor, Deborah Mayer é a atual Presidente da Comissão Feminina da Federação Internacional de Automobilismo:

“A Comissão Feminina da FIA no Automobilismo está firmemente comprometida em aumentar a participação feminina no automobilismo em todos os níveis e em todos os domínios. Na Fórmula E temos uma plataforma perfeita para apresentar jovens meninas e mulheres ao automobilismo e a todas oportunidades de carreira possíveis no esporte a motor”, declarou Deborah.

Buscando inovações no segmento, a Fórmula E desponta ainda com outras ações que vem mudando a cara do esporte: primeiro campeonato mundial elétrico, realizado pela Federação Internacional de Automobilismo, é o único neutro em carbono da história. Certificado desde a concepção, tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, além de ser espaço para fomento de oportunidades às mulheres no automobilismo de alta-performance.

Por Thiago Bunduky

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias