Cantora brasileira descobre música incrustada na natureza (veja o vídeo)

Ana Schurmann transformou ranhuras de conchas em ondas sonoras - e a revelação tem mobilizado a comunidade científica internacional

Foi a partir de uma caminhada em uma praia de Dubai que a multiartista brasileira Ana Schurmann (@ana.schurmann) teve o insight para compor sua mais nova canção:

uma concha que pairava na areia trazia em sua forma natural ranhuras que se assemelhavam notavelmente a um espectrograma – espécie de gráfico que pode ser lido como ondas sonoras.

“é como se a concha tivesse composto um trecho musical. Ela tocou uma canção e passou uma mensagem pra mim naquele momento”, reflete Schurmann.

Da leitura das linhas e ranhuras da concha, deu-se início a uma viagem musical e científica: ouvir as “composições” vindas da natureza, lendo as ondas provenientes da geometria dos elementos naturais, passou a contar com o interesse e adesão de cientistas renomados.

Roger Hale, especialista em tecnologia musical e professor da Utah Tech University, uniu-se à Ana Schurmann somando expertise e softwares de imagem, que escaneiam o padrão semelhante ao do espectrograma e o converte em som.

O processo tem sido a semente de uma nova criação: “sonus naturae 0” – uma peça musical única e inovadora, com lançamento previsto para o próximo ano, integralmente “composta” pela concha, sem intervenção humana.

“A concha foi um grandioso ponto de partida. Suas ranhuras lidas como som remetiam perfeitamente a uma melodia de Debussy, foi o que nos deixou mais impressionados”, afirma Ana.

O trabalho em rede com o departamento de biologia da Utah Tech University consolidou uma conexão importante para a compreensão do tema e para a evolução de estudos, explorando o entendimento de mensagens e melodias incrustadas nos elementos naturais.

Multiartista por vocação, Ana Schurmann atua desde os treze anos de idade como modelo internacional para grifes do calibre de Dior, Calvin Klein e Tommy Hilfiger, e estampando editoriais em publicações como Vogue, Harper’s Bazaar, L’Officiel, Elle e Marie Claire.

Há 5 anos, ingressou também no cenário musical, onde coleciona feitos notáveis, explorando música, arte e moda. Das andanças modelando mundo afora, reuniu vasta bagagem cultural e a fluência em nove diferentes idiomas. Além de cantar e compor, toca sete instrumentos musicais.

Catarinense de Florianópolis, a multiartista Ana Schurmann já desponta nas paradas internacionais: em Milão, foi convidada para compor e interpretar a trilha sonora do desfile da prestigiada grife Max Mara. Também na Itália, desbancou nomes consagrados como The Weeknd e Lil Nas X quando ingressou no pódio do streaming ‘Deezer’, com a canção “Room (Hear me Now)”. No Reino Unido, emplacou as canções “Tell Me” e “Flume XI” na disputada playlist da BBC britânica.

Source: Thiago Bunduky
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias