Rondônia completa hoje 42 anos de sua criação

Nesta sexta-feira (22), Rondônia completa 42 anos de existência. Criado em 1981 através da Lei Complementar 41, de 22 de dezembro do mesmo ano, porém, o Estado comemora o aniversário somente em 4 de janeiro, data que é seguidamente, desde a gestão de Daniel Pereira, com feriado antecipado.

Muito antes de sua afirmação como estado independente do antigo território do Guaporé, na década de 80 Rondônia tinha ligação com o estado do Amazonas pela antiga Estrada transamazônica, hoje BR-319. Após a sua criação, tornou suas relações muito mais relevantes com os estados do Sul do país no contexto da busca do desenvolvimento e dinamização da economia.

Despedida do Coronel Jorge Teixeira

Na época da criação, na década de 80, Rondônia já era composto por Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Costa Marques. O crescimento de Rondônia foi possível devido aos ciclos econômicos aqui gerados: Ciclo da Borracha – Ciclo da Cassiterita – Ciclo do Ouro e da Agricultura.

Segundo informações levantadas pelo CN, a luta pela criação do Estado de Rondônia começou com o surgimento da Lei nº 411, em 1969, que estruturou os territórios federais. Naquele tempo, muitos deputados despertaram, aos poucos, o anseio pela criação, contagiando a outros políticos. Entretanto, o governo federal via com dificuldade a transição à administração própria, pois uma vez que torna-se uma unidade federativa o recurso tão desejado, teria uma divisão maior.

A transformação do território Federal do Guaporé no Estado de Rondônia foi uma luta incessante do ex-governador Jorge Teixeira (foto).

Saiba mais sobre a criação do Estado de Rondônia clicando aqui

Source: Redação/CN

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias