Nesta sexta-feira (22), Rondônia completa 42 anos de existência. Criado em 1981 através da Lei Complementar 41, de 22 de dezembro do mesmo ano, porém, o Estado comemora o aniversário somente em 4 de janeiro, data que é seguidamente, desde a gestão de Daniel Pereira, com feriado antecipado.
Muito antes de sua afirmação como estado independente do antigo território do Guaporé, na década de 80 Rondônia tinha ligação com o estado do Amazonas pela antiga Estrada transamazônica, hoje BR-319. Após a sua criação, tornou suas relações muito mais relevantes com os estados do Sul do país no contexto da busca do desenvolvimento e dinamização da economia.
Na época da criação, na década de 80, Rondônia já era composto por Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Costa Marques. O crescimento de Rondônia foi possível devido aos ciclos econômicos aqui gerados: Ciclo da Borracha – Ciclo da Cassiterita – Ciclo do Ouro e da Agricultura.
Segundo informações levantadas pelo CN, a luta pela criação do Estado de Rondônia começou com o surgimento da Lei nº 411, em 1969, que estruturou os territórios federais. Naquele tempo, muitos deputados despertaram, aos poucos, o anseio pela criação, contagiando a outros políticos. Entretanto, o governo federal via com dificuldade a transição à administração própria, pois uma vez que torna-se uma unidade federativa o recurso tão desejado, teria uma divisão maior.
A transformação do território Federal do Guaporé no Estado de Rondônia foi uma luta incessante do ex-governador Jorge Teixeira (foto).
Saiba mais sobre a criação do Estado de Rondônia clicando aqui