Início de janeiro será de chuva e umidade no Nordeste

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste.

Além desses sistemas, a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian – OMJ) irá favorecer o aumento da umidade na Região Nordeste, contribuindo assim, com o aumento da nebulosidade e da chuva.

Entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará posicionada mais ao sul da climatologia e, com isso, favorecerá os volumes na porção mais norte da Região, incluindo o semiárido.

Até o dia 15, um canal de umidade, provável ZCAS, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm).

Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também irá contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões de tempo, e, quando necessário, irá emitirá os avisos meteorológicos.

Source: Jornal do Agro
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias