Segunda semana de janeiro terá muita chuva em diversas regiões

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO / AGÊNCIA BRASIL)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (8), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 8 e 15 de janeiro, a previsão indica volumes de chuva expressivos, podendo ultrapassar 80 milímetros(mm) em parte do País, considerando uma faixa desde o oeste da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste até o leste da Região Sudeste.

No interior da região Nordeste, a previsão é de pouca chuva (cor azul no mapa da figura 1). Porém, no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Bahia), podem ocorrer acumulados de chuva mais significativos.

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas!

Previsão para a 1ª semana (08/01/2024 a 15/01/2024):

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva durante a semana, com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, há previsão de pancadas de chuva isoladas (tons em azul no mapa).

Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, podendo superar 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Porém, não se descarta chuva isolada no leste da região, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No Ceará, há possibilidade de chuva no sudoeste do estado.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas intensas e não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, há previsão de chuva com menores acumulados.

Na Região Sul, um sistema de baixa pressão vai favorecer instabilidades em forma de pancadas de chuva até o dia 13/01. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 60 mm em áreas centrais do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná. Após o dia 13, a tendência é de redução dos volumes de chuva na região.

Previsão para a 2ª semana (16/01/2024 a 24/01/2024):

Para a Região Norte são previstos acumulados maiores que 60 mm no oeste do Amazonas, sul do Acre, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, a previsão é volumes inferiores a 50 mm.

Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas em que podem superar os 50 mm em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia. Porém, no litoral, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 70 mm.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no Paraná, Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul. Com previsão de menores acumulados no sul do Rio Grande do Sul.

Source: JCO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias