Segunda semana de janeiro terá muita chuva em diversas regiões

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO / AGÊNCIA BRASIL)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (8), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 8 e 15 de janeiro, a previsão indica volumes de chuva expressivos, podendo ultrapassar 80 milímetros(mm) em parte do País, considerando uma faixa desde o oeste da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste até o leste da Região Sudeste.

No interior da região Nordeste, a previsão é de pouca chuva (cor azul no mapa da figura 1). Porém, no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Bahia), podem ocorrer acumulados de chuva mais significativos.

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas!

Previsão para a 1ª semana (08/01/2024 a 15/01/2024):

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva durante a semana, com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, há previsão de pancadas de chuva isoladas (tons em azul no mapa).

Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, podendo superar 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Porém, não se descarta chuva isolada no leste da região, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No Ceará, há possibilidade de chuva no sudoeste do estado.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas intensas e não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, há previsão de chuva com menores acumulados.

Na Região Sul, um sistema de baixa pressão vai favorecer instabilidades em forma de pancadas de chuva até o dia 13/01. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 60 mm em áreas centrais do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná. Após o dia 13, a tendência é de redução dos volumes de chuva na região.

Previsão para a 2ª semana (16/01/2024 a 24/01/2024):

Para a Região Norte são previstos acumulados maiores que 60 mm no oeste do Amazonas, sul do Acre, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, a previsão é volumes inferiores a 50 mm.

Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas em que podem superar os 50 mm em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia. Porém, no litoral, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 70 mm.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no Paraná, Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul. Com previsão de menores acumulados no sul do Rio Grande do Sul.

Source: JCO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias