MPRO prestigia posse de Conselheiros Tutelares reafirmando compromisso com rede de proteção

A solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Porto Velho, Jaci-Paraná e Machadinho do Oeste foi acompanhada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) na terça-feira (9/1), por meio da Promotora de Justiça Lisandra Monteiro, atual titular da Promotoria da Infância na capital e pelo Promotor de Justiça Eduardo Luiz do Carmo Neto, da 1ª Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste.

Atento à relevância que o Conselho Tutelar tem na sociedade e para garantir o pleno funcionamento da votação, o MPRO participou ativamente de todas as tratativas do Processo Unificado de Escolha para Membros do Conselho Tutelar. A instituição, inclusive, atuou como órgão de fiscalização no domingo de eleições em outubro de 2023.

Durante a solenidade de posse em Porto Velho, a titular da Curadoria da Infância destacou a importância do Conselho Tutelar como porta de entrada das crianças e adolescentes na rede de proteção. A representante do MPRO destacou que os empossados devem trabalhar para garantir que o público tenha todos os direitos apreciados e assegurados, prestando apoio para o acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, dignidade, convivência familiar e comunitária e todas as outras garantias, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Velho (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), 25 membros assumirão a função pública de membros do Conselho Tutelar do município de Porto Velho e Jaci-Paraná, para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 2024 a 2028.

Já o Promotor de Justiça Eduardo Luiz do Carmo Neto, enfatizou sobre a necessidade de capacitação e busca constante de conhecimento para melhor atender os interesses envolvidos, bem como reiterou que o Ministério Público está à disposição para somar e fazer valer a confiança que a sociedade depositou nos novos conselheiros. Por fim, desejou sucesso no desafio que os aguarda.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias