Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 29 de fevereiro em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe. A estratégia, que compreende apenas a região Norte, segue até o dia 29 de fevereiro. O imunizante está sendo ofertado em todas as unidades de saúde da capital. (Confira abaixo os horários e endereços das unidades).

A vacina contra a influenza está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses de idade. Para se vacinar, o cidadão deve se dirigir até uma unidade de saúde, portando cartão do SUS ou CPF, e solicitar a vacinação.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o objetivo da estratégia é vacinar o maior número de pessoas.

“Nós precisamos que a população procure as unidades de saúde para se imunizar. A vacina contra a gripe protege a forma mais grave da doença, então as pessoas precisam entender que, com essa imunização, elas estarão protegidas”, explica Elizeth.

Segundo um levantamento da Semusa, até o momento, em Porto Velho, 31 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe. Esse resultado representa 11,5 % de cobertura vacinal, número que ainda está distante da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

A secretária da Semusa, Eliana Pasini, destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de combater a doença. “É importante frisar que a campanha de vacinação contra a gripe foi adiantada pelo Ministério da Saúde, então se você não se imunizar agora só vai poder fazer isso novamente no final do ano. Então essa prorrogação é para fortalecer a vacinação aqui em Porto Velho, pois queremos atingir o maior número de pessoas vacinadas”.

Entenda a campanha

A campanha de vacinação contra a gripe acontece pela primeira vez nesta época do ano em Porto Velho. A estratégia, adotada de forma inédita pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de combater o vírus da influenza que, nesta época de inverno amazônico, tem maior circulação.

A campanha acontece simultaneamente na capital rondoniense e em toda a região Norte. Além disso, é importante destacar que, mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe no primeiro semestre de 2023, deve receber a dose desta campanha.

A vacinação contra a gripe é trivalente e busca reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Confira os locais e horários de vacinação clicando neste link.

Source: rondoniagora

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias