Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 29 de fevereiro em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe. A estratégia, que compreende apenas a região Norte, segue até o dia 29 de fevereiro. O imunizante está sendo ofertado em todas as unidades de saúde da capital. (Confira abaixo os horários e endereços das unidades).

A vacina contra a influenza está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses de idade. Para se vacinar, o cidadão deve se dirigir até uma unidade de saúde, portando cartão do SUS ou CPF, e solicitar a vacinação.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o objetivo da estratégia é vacinar o maior número de pessoas.

“Nós precisamos que a população procure as unidades de saúde para se imunizar. A vacina contra a gripe protege a forma mais grave da doença, então as pessoas precisam entender que, com essa imunização, elas estarão protegidas”, explica Elizeth.

Segundo um levantamento da Semusa, até o momento, em Porto Velho, 31 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe. Esse resultado representa 11,5 % de cobertura vacinal, número que ainda está distante da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

A secretária da Semusa, Eliana Pasini, destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de combater a doença. “É importante frisar que a campanha de vacinação contra a gripe foi adiantada pelo Ministério da Saúde, então se você não se imunizar agora só vai poder fazer isso novamente no final do ano. Então essa prorrogação é para fortalecer a vacinação aqui em Porto Velho, pois queremos atingir o maior número de pessoas vacinadas”.

Entenda a campanha

A campanha de vacinação contra a gripe acontece pela primeira vez nesta época do ano em Porto Velho. A estratégia, adotada de forma inédita pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de combater o vírus da influenza que, nesta época de inverno amazônico, tem maior circulação.

A campanha acontece simultaneamente na capital rondoniense e em toda a região Norte. Além disso, é importante destacar que, mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe no primeiro semestre de 2023, deve receber a dose desta campanha.

A vacinação contra a gripe é trivalente e busca reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Confira os locais e horários de vacinação clicando neste link.

Source: rondoniagora
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias