A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizou um painel sobre Ovinocultura na última sexta-feira, 12 de janeiro, em Bagé, durante a 16ª Agrovino.
O primeiro palestrante, o pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Bruno Dall´Agnol, traçou um painel sobre a ovinocultura, abordando um panorama geral sobre a ovinocultura no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul e também o perfil da ovinocultura no Estado, além de apresentar dados da produção e comércio de lã e carne.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 3 milhões de cabeças, segundo dados do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) de 2022. Já no Brasil, segundo levantamento feito em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 20 milhões de cabeças, com a Bahia tendo o maior rebanho.
Já a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso), Nathalia Bidone, destacou o “O papel do Serviço Veterinário Oficial na Sanidade Ovina”.
O analista agropecuário e florestal, Gabriel Fiori, palestrou sobre uma ferramenta estratégica para ajustes de manejo de ovinos: a avaliação da condição corporal.
“Ele é um método que dá um bom indicativo da condição nutricional destes animais. É uma ferramenta extremamente simples, fácil de ser aplicada e que não implica em custos nem investimentos para os produtores colocarem em prática”, destacou Gabriel.
O evento foi organizado pela Seapi, através do Fundovinos, e tem o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé e Associação Bageense de Criadores de Ovinos.
A Secretaria está participando de diversas feiras de verão da ovinocultura, com apoio do Fundovinos.
Confira as próximas feiras:
De 18 a 21 de janeiro – 46ª Feira Ovinos de Verão, em Santana do Livramento
De 25 a 28 de janeiro – 40ª Feovelha, em Pinheiro Machado
De 31 de janeiro a 4 de fevereiro – 46ª Expofeira, em Herval