José Dirceu culpa a igreja e vê declínio da Esquerda no Brasil

José Dirceu, um dos fundadores do PT e ex-ministro-chefe da Casa Civil, em entrevista ao podcast Pod13 do PT da Bahia, fez críticas marcantes às igrejas, com ênfase nas neopentecostais.

Ele atribuiu a essas instituições religiosas um papel significativo na transformação social e cultural que, segundo ele, contribuiu para o fortalecimento da direita e o declínio da esquerda no Brasil.

Durante a entrevista, Dirceu ressaltou que as mudanças sociais e culturais decorrentes da ascensão do neopentecostalismo e do fundamentalismo religioso, juntamente com o avanço dos partidos de direita, levaram a um recuo da esquerda, incluindo o PT, resultando em um cenário de polarização.

“Com a emergência do neopentecostalismo e do fundamentalismo religioso, somados ao poder crescente dos partidos de direita, presenciamos uma transformação social e cultural significativa. Isso levou a um retrocesso da esquerda como um todo”, declarou Dirceu.

Além disso, o ex-ministro enfatizou a urgência de uma reestruturação do PT para enfrentar o fortalecimento da direita nesse contexto polarizado. Ele considera essencial que o partido se reposicione como uma força política eficaz.

Dirceu, porém, não mencionou que a polarização observada pode ser em parte atribuída ao próprio PT e seus aliados de esquerda, que utilizam a divisão da sociedade como estratégia para manter sua relevância.

Ele reconhece a crescente vigilância das igrejas e fiéis em relação à política, salientando que eles não são mais facilmente manipulados nem pela esquerda nem pela direita.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias