Índice de preços para o produtor agropecuário recua mais de 16% em 2023

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO / EMBRAPA)

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) caiu expressivos 16,4% em 2023, frente a 2022.

Para o IPA-OG-DI Preços Industriais, a queda foi menos intensa, de 4,5%. Em relação às cotações internacionais dos alimentos, também houve expressiva baixa, de 13,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 3,3%.

Segundo pesquisadores do Cepea, esses resultados indicam certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e internacionais. Em dezembro, especificamente, o IPPA/CEPEA avançou 3,6% frente a novembro, em termos nominais, fechando um trimestre de altas consecutivas.

O resultado reflete os avanços observados para todos os grupos de alimentos: IPPA-Grãos (3,7%), IPPA-Pecuária (4,2%), IPPA-Hortifrutícolas (2,4%) e IPPA-Cana-Café (2,3%). No mês, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, por sua vez, apresentou queda de 0,2%; logo, de novembro para dezembro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, recuaram 1,5% frente a novembro; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, permaneceu estável.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias