Índice de preços para o produtor agropecuário recua mais de 16% em 2023

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO / EMBRAPA)

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) caiu expressivos 16,4% em 2023, frente a 2022.

Para o IPA-OG-DI Preços Industriais, a queda foi menos intensa, de 4,5%. Em relação às cotações internacionais dos alimentos, também houve expressiva baixa, de 13,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 3,3%.

Segundo pesquisadores do Cepea, esses resultados indicam certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e internacionais. Em dezembro, especificamente, o IPPA/CEPEA avançou 3,6% frente a novembro, em termos nominais, fechando um trimestre de altas consecutivas.

O resultado reflete os avanços observados para todos os grupos de alimentos: IPPA-Grãos (3,7%), IPPA-Pecuária (4,2%), IPPA-Hortifrutícolas (2,4%) e IPPA-Cana-Café (2,3%). No mês, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, por sua vez, apresentou queda de 0,2%; logo, de novembro para dezembro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, recuaram 1,5% frente a novembro; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, permaneceu estável.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias