Instituto faz previsão do tempo de 22 de janeiro a 7 de fevereiro para todo o país

(CRÉDITO: WIKIMEDIA COMMONS)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (22), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 22 e 29 de janeiro, a semana poderá apresentar grandes volumes de chuva, que poderão ultrapassar 90 milímetros (mm) – tons em vermelho e rosa no mapa, em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e no Nordeste do País, associado a um canal de umidade (figura 1).

O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no nosso portal https://alertas2.inmet.gov.br/

Previsão para a 1ª semana (22/01/2024 a 29/01/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas durante a semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre, Amazonas e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já em Roraima, está prevista pouca chuva (tons em azul e branco no mapa).

Região Nordeste: a previsão é de chuva expressiva no decorrer da semana que deve atingir, principalmente áreas dos estados da Bahia e Piauí com volumes superiores a 100 mm e que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Além disso, áreas do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe podem superar os 70 mm.

Não se descartam chuvas isoladas no nordeste da região. Essas chuvas estão associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do canal de umidade. Para mais detalhes, basta acessar a notícia publicada no portal do Inmet clicando AQUI.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente no norte dos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados podendo superar os 50 mm.

Região Sul: estão previstas pancadas de chuva, devido a convergência de umidade que favorecerá instabilidades no decorrer da semana em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina, podendo superar os 50 mm. No interior da região, há previsão de menores acumulados de chuva.

Na segunda semana, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte do País, mas principalmente em áreas da Região Norte e leste do Brasil. Em áreas das Regiões Norte e Nordeste, além do extremo sul, há previsão de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (30/01/2024 a 07/02/2024):

Região Norte: são previstos volumes maiores que 50 mm no centro-sul do Pará e do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, norte do Amazonas e do Pará, há previsão de pouca chuva.

Região Nordeste: na faixa norte, extremo sul e leste da região, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm, principalmente no Maranhão, Piauí e sul da Bahia. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul que devem ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no centro-norte da Região. Com previsão de menores acumulados no centro-sul do Rio Grande do Sul.

 

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias