Instituto faz previsão do tempo de 22 de janeiro a 7 de fevereiro para todo o país

(CRÉDITO: WIKIMEDIA COMMONS)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (22), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 22 e 29 de janeiro, a semana poderá apresentar grandes volumes de chuva, que poderão ultrapassar 90 milímetros (mm) – tons em vermelho e rosa no mapa, em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e no Nordeste do País, associado a um canal de umidade (figura 1).

O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no nosso portal https://alertas2.inmet.gov.br/

Previsão para a 1ª semana (22/01/2024 a 29/01/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas durante a semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre, Amazonas e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já em Roraima, está prevista pouca chuva (tons em azul e branco no mapa).

Região Nordeste: a previsão é de chuva expressiva no decorrer da semana que deve atingir, principalmente áreas dos estados da Bahia e Piauí com volumes superiores a 100 mm e que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Além disso, áreas do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe podem superar os 70 mm.

Não se descartam chuvas isoladas no nordeste da região. Essas chuvas estão associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do canal de umidade. Para mais detalhes, basta acessar a notícia publicada no portal do Inmet clicando AQUI.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente no norte dos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados podendo superar os 50 mm.

Região Sul: estão previstas pancadas de chuva, devido a convergência de umidade que favorecerá instabilidades no decorrer da semana em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina, podendo superar os 50 mm. No interior da região, há previsão de menores acumulados de chuva.

Na segunda semana, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte do País, mas principalmente em áreas da Região Norte e leste do Brasil. Em áreas das Regiões Norte e Nordeste, além do extremo sul, há previsão de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (30/01/2024 a 07/02/2024):

Região Norte: são previstos volumes maiores que 50 mm no centro-sul do Pará e do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, norte do Amazonas e do Pará, há previsão de pouca chuva.

Região Nordeste: na faixa norte, extremo sul e leste da região, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm, principalmente no Maranhão, Piauí e sul da Bahia. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul que devem ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no centro-norte da Região. Com previsão de menores acumulados no centro-sul do Rio Grande do Sul.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias