Rio Madeira registra 8,9 metros e Defesa Civil vê normalidade para a época

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, segue realizando o monitoramento no rio Madeira diuturnamente. Desde o início de janeiro, a capital tem sido marcada por chuvas intensas, o que tem chamado a atenção da população.

O gerente de operações da Defesa Civil, Anderson Luiz, explica as condições do nível do rio neste período chuvoso. “Na manhã de quinta-feira (25), foi registrado o nível de 8,9 metros, e para esta época do ano está dentro da normalidade. Estamos seguindo com trabalhos de orientação e prevenção, ao mesmo tempo se programando para atender as comunidades ribeirinhas do médio e baixo Madeira que possam ser afetadas de alguma forma”.

A Defesa Civil tem como missão promover, coordenar e supervisionar as ações de prevenção e de assistência e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência e de estado de calamidade pública.

“Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo. Atente-se também em reunir amigos e familiares, e se abriguem em lugares seguros. Há inúmeras formas de sofrer um acidente durante momentos críticos de chuvas e tempestades. Porém, manter a atenção e saber como agir em momentos como esses é o caminho certo para se proteger”, acrescentou o profissional.

A Defesa Civil Municipal informa que as equipes estão prontamente preparadas para dar suporte em atendimentos assistenciais em casos de emergência. Havendo necessidade de emergência estão disponíveis os telefones: 199 (Nacional) ou (69) 98473-2112, e Corpo de Bombeiros pelo 193.

Há ainda o alerta que, apesar das chuvas comuns durante o período de inverno amazônico, o fenômeno El Niño está prolongando o período de seca e, com isso, 2024 pode ter uma estiagem parecida ou ainda mais rigorosa que a do ano de 2023 na capital.

Treinamento

As equipes da Defesa Civil Municipal participaram do curso oferecido pela Defesa Civil Estadual, de Proteção e Defesa Civil (Gestão de Risco, em função de mudanças na legislação). O instrutor, 2º Sargento BM Wagner Barbosa, explica sobre o curso oferecido.
“O curso de Gestão de Riscos de Desastres (GRD) é um conjunto de medidas preventivas aplicadas, essencialmente no período de normalidade, quando não há ocorrências de desastres. Os procedimentos adotados na GRD visam preparar, prevenir e mitigar as situações de riscos e desastres que podem acontecer. Esta certificação apresenta conteúdos primordiais para entender as etapas da GRD, suas diretrizes e aplicabilidade”, explica.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias