Comerciante é preso com uma tonelada de pirarucu em Rondônia

Um comerciante foi preso pela Polícia Militar, após ser flagrado transportando ilegalmente, cerca de uma tonelada de pirarucu, em Costa Marques. O pescado era transportado em uma caminhonete. O motorista do veículo foi abordado na altura do distrito de São Domingos do Guaporé.

Após ser flagrado com a carga de peixe na carroceria do veículo, o comerciante admitiu que comprou o pescado no distrito do Forte do Príncipe da Beira, próximo à fronteira com a Bolívia, e que pretendia vendê-la na cidade de Ji-Paraná, a mais de 500 quilômetros de distância.

O motorista não tinha a documentação exigida para o transporte de pescado, e apresentou apenas uma guia de transporte animal, que não era válida para o caso. Além disso, segundo a Polícia, ele infringiu a legislação ambiental, que proíbe a pesca e o comércio de pirarucu em determinados períodos do ano, para garantir a preservação da espécie.

Segundo a Lei Federal 9.605/98, o transporte ilegal de pirarucu é um crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de um a três anos e multa.

O motorista foi conduzido à delegacia de Polícia Civil da cidade de Costa Marques, onde foi autuado em flagrante.

A carga de peixe foi apreendida e doada para instituições sociais da região, conforme estipula a lei.

Source: rondoniagora

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias