Ano Judiciário é aberto no TRT-14 com destaques sobre os resultados obtidos pela JT de RO e AC em 2023

O desempenho e os projetos desenvolvidos pela Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre foram destaques na Sessão de Abertura do Ano Judiciário, realizada pelo Tribunal Pleno na quarta-feira (31/1). Na ocasião, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargador Osmar J. Barneze, evidenciou que muito foi feito, onde os resultados obtidos demonstraram o esmero e a dedicação de todos os integrantes do regional em prol da emancipação da cidadania.

“As metas e diretrizes nacionalmente fixadas foram alcançadas, com destaque para o 2º grau de jurisdição, a revelar o compromisso do órgão plenário pela entrega da prestação jurisdicional em tempo razoável e célere”, registrou o presidente no seu discurso inicial.

Ele ainda ressaltou o Prêmio recebido pela Corregedoria Regional no fim do ano, bem como a reestruturação da Secretaria de Precatórios, que culminou de forma inédita no pagamento de aproximadamente R$ 101 milhões aos jurisdicionados no exercício de 2023.

“Enfim, o tribunal é Selo Ouro. Agora no limiar de 2024, ainda com ineditismo, a Corregedoria inaugura suas atividades com um projeto novo, denominado “Um sinal, Uma Vida”, voltado para o combate e a prevenção à violência doméstica contra magistradas e servidoras. Em verdade, é mais que um projeto. É um movimento. “Um Sinal, Uma Vida” escruta provocar uma fissura no sistema conformado pelo patriarcado e pela misoginia”, revelou o desembargador ao anunciar a nova iniciativa da Corregedoria.

“Como dito, é apenas o início. Sempre é possível e necessário recomeçar. Portanto, recomecemos. E para todos os efeitos legais, declaro aberto o Ano Judiciário de 2024, no âmbito deste TRT”, afirmou Barneze.

Pauta

A primeira Sessão Administrativa do ano teve apenas dois processos, onde os integrantes da Corte  referendaram portarias de remoção do juiz do Trabalho Augusto Nascimento Carigé, que assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de Colorado do Oeste (RO), e do juiz Rodrigo Guarnieri como novo titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio Branco (AC).

Participaram da Sessão, além do presidente, as desembargadoras Maria Cesarineide de Souza Lima, vice-presidente do TRT e Vânia Maria da Rocha Abensur Monteiro, bem como os desembargadores Carlos Augusto Gomes Lôbo, Ilson Alves Pequeno Junior e Francisco José Pinheiro Cruz. Pelo Ministério Público do Trabalho, se fez presente o procurador-chefe Carlos Alberto Lopes de Oliveira. A Corte contou também com a participação da juíza convocada Andrea Alexandra Barreto Ferreira, titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO). Estiveram ausentes a desembargadora Socorro Guimarães, por motivo justificado, e o desembargador Shikou Sadahiro, em gozo de férias.

Antes de finalizar a Sessão, o presidente do TRT-14 fez um singelo registro com votos de condolências à desembargadora Socorro, decana do Pleno, pelo falecimento de sua mãe ocorrido no último dia 20, reforçado pela desembargadora Vânia Abensur.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias