O DIA NA HISTÓRIA

(Foto: 2º vice-presidente da Assembleia Constituinte, Ronaldo Aragão em 1986 foi eleito senador)

1949 – O diretor dos Correios em Guajará-Mirim censurou, sem outra explicação, matérias enviadas daquela cidade, por jornalista enviado pela agência Meridional  (RJ).

1955 – O governador Paulo Nunes Leal vai ao Rio de Janeiro tentar liberar recursos para obras no Território, e a Belém, saber da participação do Guaporé no Plano de Valorização da Amazônia.

1960 – O presidente JK anuncia a construção de uma rodovia ligando Brasília a Rio Branco, a BR-29, mais tarde BR-364.

1983 – Os deputados membros da Assembleia Estadual Constituinte realizam sua 1ª sessão.

1989 – Primeiro deputado nascido em Porto Velho a assumir a presidência da Assembleia, Osvaldo Piana pregou a união dos Poderes do Estado e a interiorização da ação do Poder.

HOJE É

Dia de Iemanjá (religiões da umbanda e do candomblé). Dia do Agente Fiscal.  Dia Mundial das Zonas Úmidas.

Católicos celebram Festa da Apresentação do Senhor (data móvel) Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Santa Catarina de Ricci, São  Nicolau Longobardi,

BRASIL

1892 — Inaugurado o Porto de Santos o principal porto brasileiro. 1893 — Começa a Revolução Federalista, a guerra civil  na Região Sul do Brasil. 1987 – Morre Carlos José Castilho (n. 1927), o “são” Castilho, goleiro nas Copas do Mundo de 1950, 1954, 1958 e 1962.

MUNDO

1943 — II Guerra Mundial: Com a rendição do IX Exército alemão, acaba a Batalha de Stalingrado. 1941 – Morre James Joyce (n. 1882), mestre da literatura.

FOTO DO DIA

PODIAM FALAR, MAS NÃO LEGISLAR

Quarta-feira, 2 de fevereiro de 1983. Primeira sessão dos deputados estaduais da Assembleia rondoniense, mas que por um dispositivo da Lei 41, que criou o Estado, os impedia de cumprir um estatuto básico de qualquer legislador: Legislar.

No dia anterior os 24 deputados – todos homens, só na 2ª legislatura (1987/91) seriam eleitas duas mulheres, eles elegeram a Mesa Diretora, cabendo-lhes apenas a elaboração da primeira Constituição Estadual.

Compuseram a primeira Mesa os deputados Presidente: José de Abreu Bianco (PDS); 1º Vice: Zuza Marcolino (PDS); 2º Vice: Ronaldo Aragão (PMDB); 1º Secretário: Oswaldo Piana (PDS); 2º Secretário: Ângelo Angelim (PMDB); 3º Secretário: Walderedo Paiva (PDS) e 4º Secretário: Jerzy Badocha (PMDB)

A Assembleia só seria Legislativa quando promulgada a Constituição, em 6 de agosto. Na ocasião o ministro Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, disse: “Só agora o Estado tem sua certidão de nascimento (22.12.81) e sua certidão de Batismo” – a Constituição.

(Foto: 2º vice-presidente da Assembleia Constituinte, Ronaldo Aragão em 1986 foi eleito senador)

*As opiniões expressas neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias