Morre Hage Geingob, presidente da Namíbia, aos 82 anos

O presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu neste domingo (4), aos 82 anos, em um hospital da capital Windhoek, onde recebia tratamento contra o câncer, anunciou a presidência do país sul-africano em um comunicado.

Relatos do The Guardian indicam que Geingob passou por uma cirurgia cerebral em 2013 e, em 2023, uma cirurgia na aorta na África do Sul.

O óbito do presidente foi oficialmente anunciado pelo governo à 0h04 do domingo, horário local, o que corresponde às 19h04 de sábado, 3, pelo horário de Brasília.

Geingob, que assumiu como primeiro primeiro-ministro da Namíbia após a independência do país da África do Sul na década de 1990, foi eleito presidente em 2014 e reeleito em 2019. Ele se destacou por ser o primeiro presidente do país fora do grupo étnico Ovambo, que compõe mais da metade da população namibiana.

Com o falecimento de Geingob, o presidente em exercício, Nangolo Mbumba, dirigiu-se à nação, declarando:

“A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana”.

Ele informou que o Gabinete da Presidência convocará uma reunião de urgência para deliberar sobre as pendências administrativas.

Em suas palavras, Mbumba solicitou serenidade ao povo namibiano neste momento de luto:

“Neste momento de mais profunda tristeza, apelo à nação para que permaneça calma e serena enquanto o Governo atende a todos os arranjos estatais, preparativos e outros protocolos necessários”.

O anúncio do presidente interino foi veiculado em todo o país, preparando a Namíbia para as próximas eleições presidenciais e parlamentares previstas para o final de 2024.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias