A previsão do tempo no Brasil, de 5 a 21 de fevereiro

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda (5), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 5 e 12 de fevereiro, grandes acumulados de chuva, com possíveis valores acima de 60 milímetros (mm), podem atingir áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Veja figura 1 (tons em vermelho e rosa no mapa).

Já na faixa norte do País, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode influenciar e contribuir para a ocorrência de chuva, principalmente no Amapá e no norte do Pará e do Maranhão.

O Inmet reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e da emissão dos avisos meteorológicos especiais.

Previsão para a 1ª semana (05/02/2024 a 12/02/2024):

Para a Região Norte são previstas pancadas de chuva, principalmente no fim da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas intensas em áreas do Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sertão de Pernambuco e Paraíba, com acumulados superiores a 50 mm. Entre os dias 10 e 11/02, as chuvas devem se concentrar em grande parte da Bahia. Nas demais áreas, predomina o tempo seco, mas não se descartam pancadas de chuva isoladas na área litorânea.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajada de ventos e possíveis queda de granizo, principalmente em áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à canalização de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar os 30 mm.

Na Região Sul, estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 30 mm. No interior da região, a previsão é de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (13/02/2024 a 21/02/2024):

Para a Região Norte são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e Tocantins. Em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, há previsão de pouca chuva.

Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50 mm, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba e sertão de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuva, principalmente, em áreas de Mato Grosso, Distrito Federal e em todos os estados da Região Sudeste, podendo ultrapassar 50 mm. Em Mato Grosso do Sul e Goiás, são previstos menores acumulados de chuva.

Na Região Sul, a previsão é de chuva localmente forte e maior que 60 mm nos três estados, com previsão de menores acumulados no sudeste do Rio Grande do Sul.

 

Source: do Agro
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias