Cuidados, prevenção e combate contra a dengue são reforçados pela Agevisa

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está intensificando as orientações sobre os cuidados, prevenção e combate contra a dengue. A Agevisa reforçou o monitoramento e análise das informações epidemiológicas e vetorial, fez a distribuição de insumos para o controle do Aedes e encaminhou materiais educativos, além de promover a capacitação e assessoramento das equipes técnicas das Gerências Regionais de Saúde (GRS), de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, estudos tem mostrado que até 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti, estão dentro das residências ou em terrenos baldios.

Medidas orientadas

Manter bem tampado tonéis; caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas e lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

Boletim

De acordo com a Agevisa, durante o período mais chuvoso do chamado inverno amazônico, boletins epidemiológicos com os números dos casos de dengue, zika e chikungunia serão publicados quinzenalmente. Na estiagem voltará a ser mensal.

Confira no link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/boletim-dengue-semana-04-2024/

Source: da Secom/RO

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias