O DIA NA HISTÓRIA

Foto: Em primeiro plano a fruta identifica o município.

Por Lúcio Albuquerque

1955 – Índios atacam colocações em seringais no Rio Jacy-Paraná, e numa das incursões destruíram barracões, ferindo uma moradora.

1982 – Após 67 anos de funcionamento, o jornal Alto Madeira deixa a impressão “à quente” e implanta “off set”.

1988 – Um dos fundadores do carnaval de rua de Porto Velho, Leônidas O’Carol Shester, morre e sua escola de samba, a “Diplomatas”, não deve desfilar este ano.

1990 – O prefeito de Guajará-Mirim, Francisco Nogueira, confirmou que está em fase final, em Brasília, o projeto de instalação da Área de Livre Comércio naquele município.

1991 – Por falta de dinheiro a Secretaria de Saúde não distribuirá camisinhas durante o carnaval.

HOJE É

Dia Nacional do Frevo, considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Católicos celebram Santa Apolônia, Santo Miguel Febres Cordero Munhoz,

BRASIL

1964 — Morre Ary Barroso (n. 1903), principal composição “Aquarela do Brasil”. 1922 — Brasil se torna membro do tratado de direitos autorais da Convenção da União de Berna.

MUNDO

1895 — Invenção do voleibol por William George Morgan (1870/1942) nos Estados Unidos. 1900 — A Taça Davis é criada, e seu primeiro campeão foi os EUA. 1964 — Os Beatles fazem a sua 1ª aparição na TV, no Ed Sullivan Show, e bate recorde com 73 milhões de TVs ligadas.

FOTO DO DIA

CACAULÂNDIA – ANO 30

Em janeiro passado o município de Cacaulândia, da microrregião de Ariquemes, completou 30 anos de emancipação. Nascido da expansão de projetos cacaueiros na década de 1970, à época da Codaron, inicialmente foi um distrito de Ariquemes.

Cacaulândia inicia como um Nuar – Núcleo Urbano de Apoio Rural, recebendo o nome de Cacaulândia, devido ser uma grande produtora de cacau, mas para compor sua zona urbana foram doados 40 lotes, de propriedade de João Virgilino da Silva, Luiz Urano e Antônio Ferreira da Silva.

Pela Lei Estadual 374, de 13.2.1992, foi desmembrado de Ariquemes, e instalado, como município, a 1 de janeiro de 1993. Sua população, pelo censo IBGE/2022, era de 4.150 habitantes.

Cacaulândia dista do município-mãe Ariquemes 61,8 KMs, primeiro pela BR-364 e a partir do Km 35 pela RO140 serão mais  26Kms.

De Porto Velho a Cacaulândia o acesso é pela rodovia BR-364 e daí pela R0140, distância de 202 Km.

O natural de  Cacaulândia é “cacaulandense”.

*As opiniões expressas neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

 

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias