Para evitar acidentes, população deve manter distância segura da rede elétrica

A segurança com a rede elétrica é uma preocupação essencial tanto na área rural quanto urbana, uma vez que garante proteção contra acidentes graves, como choques elétricos e incêndios. Caio Souza, coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional, enfatiza a importância de medidas preventivas para evitar tragédias.

“O primeiro passo é sempre manter a distância segura da rede elétrica”, alerta Caio. Ele reforça que qualquer intervenção na rede elétrica deve ser realizada apenas por técnicos especializados, evitando assim riscos e perigos desnecessários. “Nunca mexa na rede por conta própria. Ao menor sinal de problema, como falta de energia ou cabos caídos, é imprescindível acionar imediatamente a Energisa pelos canais de atendimento”, acrescenta.

Caio ressalta ainda que as operadoras de telefonia, por exemplo, só podem atuar dentro de uma área de segurança estabelecida em torno da rede elétrica. “Para a baixa tensão, a distância mínima é de 70 centímetros, enquanto na rede de média tensão é de 1,38 metros. Essas medidas visam mitigar os riscos relacionados ao trabalho em altura e riscos elétricos, garantindo a segurança dos profissionais envolvidos”, explica.

Ele também adverte sobre a proximidade da rede elétrica durante operações com caminhões e máquinas agrícolas. “Durante manobras, carregamento e descarregamento de caminhões, é fundamental verificar a altura do veículo em relação à rede e manter uma distância segura. O mesmo vale para a utilização de máquinas agrícolas: é essencial planejar a atividade e estacionar as máquinas a uma distância segura da rede de energia”, orienta.

Em caso de qualquer risco ou perigo com a rede elétrica, a comunidade deve acionar a Energisa por meio dos seguintes canais de atendimento:

Source: da Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias