Morre tragicamente o “rei do gado”

A morte trágica ocorreu em razão da queda do prédio onde residia, o edifício Diamond Tower, em Belém, Pará. Bené Mutran tinha 81 anos de idade.

Uma figura emblemática no cenário agropecuário, especialmente conhecido como o “rei do gado do Pará”, possuindo uma das maiores criações de Nelore no Brasil. Seu legado inclui a propriedade da Fazenda Cedro, localizada no sudeste paraense, e posteriormente, uma segunda fazenda homônima em Castanhal, palco de leilões memoráveis que marcaram a pecuária nacional.

O empresário não apenas era uma referência no mercado de leilões de Nelore, uma prestigiosa raça bovina, mas também contribuiu significativamente para o setor de castanhas, gerindo a produção e o beneficiamento desse importante produto regional.

A dedicação de Bené à pecuária foi evidente no sucesso e na qualidade genética do gado produzido em suas fazendas, destacando-se na seleção e criação de exemplares de Nelore que conquistaram prêmios nacionais e reconhecimento internacional.

Entre os muitos animais de renome criados por ele, destaca-se Edhank TE BM da FC, um exemplar que se tornou Grande Campeão da raça Nelore na ExpoZebu 2001, além de outros importantes raçadores como Hock, Champion, Jyrban e Mug, que tiveram um papel fundamental nas pistas de exposição e contribuíram para o avanço genético da raça.

Além de seu sucesso como pecuarista, Bené também seguiu os passos de seu pai no ramo das castanhas, ampliando o legado familiar na Benedito Mutran & Cia. Ltda., uma empresa de destaque no beneficiamento e exportação de castanhas.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamentou profundamente a perda de Bené, destacando sua longa associação com a entidade desde 1983 e sua contribuição significativa para o aprimoramento e divulgação da raça Nelore.

O falecimento de Bené Mutran é uma grande perda para a comunidade agropecuária, deixando um vazio no coração de colegas, amigos e familiares. Seu legado, entretanto, permanecerá vivo nas contribuições duradouras que fez ao agronegócio brasileiro e ao melhoramento genético do gado Nelore. As homenagens póstumas de figuras proeminentes do setor, como o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e o nelorista Adir do Carmo Leonel, ressaltam o impacto significativo de sua vida e obra no cenário agropecuário nacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias