Marcelo Cruz recebe demanda para oficializar troca de nome do Cemetron para Hospital Dr. Hamilton Gondim

Lei foi sancionada pelo governador Ângelo Angelim em 1986, porém ainda não foi oficializada - Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

A Academia de Letras de Rondônia (Acler) solicitou nesta terça-feira (19) uma justa homenagem ao médico Hamilton Raulino Gondim. O pedido foi feito pelo presidente da entidade, Viriato Moura, junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), para solicitar a alteração no nome do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) para Hospital Doutor Hamilton Raulino Gondim, em Porto Velho.

Viriato Moura esteve juntamente com o médico Paulo Gondim, com o diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, e com o juiz federal Dimis Braga na presidência da Casa de Leis.

O projeto para alteração do nome do Cemetron foi aprovado no dia 30 de julho de 1986 no plenário da Assembleia e foi sancionado no dia 21 de julho de 1986 pelo governador da época, Ângelo Angelim. “Apesar de ter sido autorizada a troca, até o momento não foi cumprida a lei. Estamos pedindo que se faça justiça, pois é uma justa homenagem a uma figura histórica da área de saúde e do meio político do nosso estado”, destacou Viriato Moura.

Para Alexandre Miguel, a homenagem precisa ser homologada. “O deputado Marcelo Cruz demonstra uma grande sensibilidade em atender essa demanda por uma personalidade que tanto fez por nosso estado”, frisou.

Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Marcelo Cruz ressaltou que estará oficializando o pedido junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que seja cumprida a alteração. “Precisamos fazer valer essa decisão pois já foi aprovado em plenário e sancionado pelo próprio governador. Nada mais justo do que garantir esta mudança para homenagear uma grande personalidade”, encerrou.

Ao final, o deputado estadual Marcelo Cruz recebeu um exemplar dos 50 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que conta a história do conselho além dos primórdios da medicina no estado.

Perfil

Hamilton Raulino Gondim, médico pioneiro nesta região, nasceu em Salvador (BA), no dia 16 de dezembro de 1914. Ele se formou na Faculdade de Medicina da Bahia. Hamilton Gondim exerceu importantes cargos na vida pública. Foi o décimo prefeito de Guajará-Mirim, nomeado pelo governador Jesus Burlamaque Hosanah. Permaneceu no cargo de 09/09/1952 a 31/05/1954.

Foi ainda nomeado, por duas vezes, prefeito de Porto Velho. A primeira, pelo governador Paulo Eugênio Pinto Guedes. Permaneceu no cargo de 17 de dezembro de 1963 até 22 de novembro de 1964. A segunda, pelo governador José Manuel Lutz da Cunha Menezes. Desta feita, governou Porto Velho de 24 de abril de 1964 a 22 de novembro de 1966. O médico ainda foi um dos fundadores do Cremero que se tornou realidade através da Resolução 157, do Conselho Federal de Medicina, de 27 de abril de 1963. Hamilton Gondim foi eleito o primeiro presidente da entidade e recebeu a inscrição número 1. O ilustre médico faleceu em 18 de novembro de 1985, na UTI do HB, de causa natural.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias