A filiação de Mariana Carvalho ao União Brasil e o apoio assegurado pelo governador Marcos Rocha e do prefeito Hildon Chaves podem ser significativos no cenário político local.
Além de consolidar forças políticas, o apoio do governador e do prefeito de Porto Velho a Mariana Carvalho sinaliza uma união de forças entre diferentes esferas do governo e da política local. Isso pode representar uma frente política unificada com amplo apoio a ex-deputada federal Mariana Carvalho, além do poderio de recursos significativo, com chances reais de sucesso eleitoral.
A garantia do…
… apoio e da aliança política do governador e do prefeito de Porto Velho, também indica a formação de uma estratégia política entre diferentes partidos visando 2026. Isso pode ter implicações importantes na eleição para governador em 2026, incluindo a distribuição de recursos, o compartilhamento de apoio político e a consolidação de poder.
O ingresso de Mariana Carvalho para o União Brasil enterra de vez os sonhos do deputado federal Fernando Máximo. Segundo o que circula nos bastidores políticos, Zé da Toca deve declarar apoio à Mariana Carvalho nos próximos dias. Ainda, segundo informações, também está sendo alinhavado o apoio do diretor-geral do Detran, Léo Moraes, para apoiar Mariana Carvalho na disputa pela prefeitura da capital, isso pode alterar a dinâmica da competição, gerando interesses significativos entre os eleitores, mudando potencialmente as perspectivas de vitória do UB e seus aliados.
MarianaVeja como ficou a configuração das pré-candidaturas à prefeitura e quais são suas nominatas:
10 – Republicanos: Não lançará candidato à prefeitura. É o partido onde estava Mariana Carvalho.
11 – PP: Não terá candidatura à prefeitura.
12 – PDT: Não terá candidatura à Prefeitura.
13 – PT (PCdoB e PV): terá a candidatura de Fátima Cleide e possui nomes alternativos, como Ramon Cujuí e Israel Trindade.
15 – MDB: filiou a ex-magistrada Euma Tourinho para lançá-la à prefeitura. Dispõe ainda dos nomes de Williames Pimentel e George Braga como opções para candidaturas.
18 – Rede/PSOL: hoje dispõe do nome de Pimenta de Rondônia para candidatura majoritária.
19 – Podemos: hoje, menciona-se que Léo Moraes, atual funcionário do Detran, poderá romper com o grupo governista e lançar candidatura. Mas por enquanto ele não é pré-candidato.
22 – PL: após ter cogitado Fernando Máximo, o partido ficou sem opções para a candidatura majoritária.
25 – PRD: o partido de Nilton Capixaba ficou sem nomes.
30 – NOVO: dispõe do advogado Ricardo Frota.
40 – PSB: o partido ainda não confirmou a pré-candidatura de Mauro Nazif ou Vinicius Miguel. Mauro já foi prefeito e Vinicius ficou em 3º lugar na última eleição da capital. A preferência é de Vinicius Miguel.
44 – União Brasil: Mariana Carvalho é a pré-candidata à prefeitura.
45 – PSDB: Hildon Chaves, atual prefeito, optou por apoiar a pré-candidatura de Mariana Carvalho.
77 – Solidariedade: antes comandado pelo ex-governador Daniel Pereira, agora está sob o comando do ex-conselheiro do TCE, Benedito Alves, pré-candidato.
Por Edilson Neves*