Estadão toma decisão completamente inesperada

O jornal “O Estado de S. Paulo” (Estadão) expressou preocupação com a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às críticas que recebe. Em um editorial, a publicação defende que, mesmo em uma democracia, o direito de criticar órgãos do Poder Judiciário deve ser preservado, sem ser visto negativamente pelos magistrados.

O Estadão, em defesa da liberdade de expressão, destacou que o ato de criticar o STF tem sido mal interpretado por alguns de seus ministros.

“Pode parecer ocioso dizer que o debate público num ambiente genuinamente democrático presume total liberdade para questionar o poder”, menciona o editorial, enfatizando que a capacidade de questionar autoridades não deve ser restrita.

O jornal enfatiza que a crítica ao STF não é um ataque à democracia, mas um direito fundamental. Segundo o editorial:

“Mas nos tempos que correm, em que as críticas aos exageros do STF são tomadas como atentados ao Estado Democrático de Direito, é o caso de relembrar que a opinião não pode ser criminalizada.”

O Estadão argumenta que as críticas são essenciais para garantir que o tribunal opere dentro dos limites constitucionais e finaliza dizendo que as ações do STF precisam de mais transparência.

“É o caso, portanto, de insistir que nem toda crítica ao Supremo tem, subjacente, a intenção de destruir a democracia. Exigir que o Supremo seja mais claro a respeito dos parâmetros que adota para as medidas drásticas que tem tomado em sua missão autoatribuída de salvar a democracia brasileira não é, nem de longe, minar sua legitimidade. Ao contrário, é constranger o Supremo a seguir o que vai na Constituição, como se isso já não fosse sua obrigação precípua, justamente por ser o guardião do texto constitucional.”

 

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias