Os EUA estão em busca de uma alternativa ao presidente ucraniano

© AP Photo / Assessoria de Imprensa da Presidência da Ucrânia / Handout

O Serviço de Inteligência Externa da Rússia listou quatro figuras importantes que poderiam substituir Zelensky à frente de Kiev, e disse que o Ocidente está preocupado com as tendências de opiniões públicas na Ucrânia.

Os EUA intensificaram seus esforços para encontrar uma alternativa ao presidente ucraniano Vladimir Zelensky, comunicou na segunda-feira (6) o Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) da Rússia.

“Os americanos intensificaram os esforços para encontrar uma alternativa ao atual presidente ucraniano. Foram estabelecidos contatos relevantes com o líder do partido Solidariedade Europeia [e ex-presidente ucraniano entre 2014 e 2019 Pyotr] Poroshenko; e [Vitaly] Klichko, prefeito de Kiev. Um trabalho não declarado está sendo realizado com [Andrei] Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano; [Valery] Zaluzhny, ex-comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia; e [Dmitry] Razumkov, ex-presidente da Suprema Rada”, disse a entidade.

Segundo a declaração, essas pessoas poderiam ser procuradas no caso de uma forte deterioração da situação no front e da necessidade de uma mudança de líder urgente.

“O principal é evitar um aumento crítico no desapontamento dos ucranianos com os fracassos da política pró-ocidental.”

Ao mesmo tempo, indica o SVR, os americanos e europeus gostariam que Zelensky permanecesse em seu cargo por enquanto, já que os esquemas de financiamento da guerra estão ligados a ele. Assim, o Ocidente quereria que os oponentes de Zelensky na Ucrânia “mostrassem moderação”.

Ele acrescentou que, de acordo com as informações recebidas pelo SVR, o Ocidente está extremamente preocupado com a dinâmica do sentimento público na Ucrânia.

“O Departamento de Estado dos Estados Unidos e o Serviço Europeu de Ação Externa afirmam que há uma insatisfação crescente entre os cidadãos ucranianos com o prolongamento interminável do conflito com a Rússia. A desconfiança nas instituições do Estado está crescendo e a apatia está se espalhando rapidamente. O número de deserções e rendições voluntárias nas fileiras das Forças Armadas ucranianas está aumentando”, apontou.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias