O senador Eduardo Girão (Novo-CE) anunciou que vai aos Estados Unidos com um grupo de parlamentares para participar de um evento no Congresso americano sobre a “ameaça contra a liberdade de expressão no Brasil a partir de arbitrariedades do STF”.
“Nós temos presos políticos, nós temos pessoas sem direito absolutamente à ampla defesa, ao contraditório. Nós temos o ordenamento jurídico que foi jogado na lata do lixo.
E ainda tem gente que ousa dizer que nós temos democracia na nossa nação.
Vamos denunciar o que está acontecendo. Três pessoas serão ouvidas, e nós vamos ter senadores e deputados lá, juntos, no Congresso americano, assistindo a essa audiência pública, que é mais uma das que já tivemos lá, inclusive com um relatório que foi exposto do Congresso americano, a partir dos arquivos do Twitter, mostrando as barbaridades que estão acontecendo, a insegurança jurídica em nosso país.”
Girão criticou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e afirmou que a organização não tomou nenhuma atitude em relação ao STF.
O senador também lamentou o fato de a OAB interpelar o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) após ele fazer um pronunciamento cobrando atitudes da ordem.