O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu centenas de chamadas na madrugada desta segunda-feira (13) com relatos de tremores de terra.
A orientação dada aos moradores foi no sentido de que saíssem imediatamente de suas residências em caso de rachaduras nas paredes ou vigas. Caso as estruturas não apresentassem danos, as pessoas poderiam permanecer em suas casas.
Nas redes sociais, vídeos mostram moradores saindo dos imóveis após o tremor de terra.
A Defesa Civil afirma que há pelo menos seis anos, Caxias do Sul registra tremores em algumas regiões do município. Ainda segundo a instituição, o último caso ocorreu em julho de 2023.
Segundo a secretaria de meio ambiente, esses tremores estão relacionados à acomodação do solo após os deslizamentos que ocorreram na cidade, e “não tem poder para causar danos em construções sólidas”.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trecho próximo ao quilômetro 174, na BR-116, também em Caxias, está bloqueado. Uma das pilastras que sustenta a ponte sob o Rio Caí está cedendo e há rachaduras no pavimento.
Veja o vídeo:
AGORA | Tremor de terra que atingiu bairros de Caxias do Sul na madrugada não foi um terremoto convencional. Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023. 📷 Redes sociais pic.twitter.com/KC1VeQKofL
— MetSul.com (@metsul) May 13, 2024