Analistas revisam piora geral nas projeções de Selic, Inflação, Dólar e PIB

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os cerca de 150 analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) revisaram para pior as projeções dos principais indicadores econômicos do país.

Segundo o último Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (20/5), houve elevação nas estimativas para a inflação, o dólar e a taxa básica de juros (Selic), além de uma redução na previsão para o Produto Interno Bruto (PIB).

Disparada da Selic

A projeção para a Selic em 2024 foi ajustada para 10,00%. Atualmente, a taxa está em 10,50%, o que indica que os analistas esperam uma redução de apenas 0,50 ponto percentual até o final do ano. A previsão para a Selic em 2027 também subiu, passando de 8,63% para 9,00% ao ano.

Esta revisão da Selic ocorreu após um período de estabilidade. Desde 22 de dezembro e durante 16 semanas, o mercado manteve a previsão de 9,00% ao ano para 2024. Contudo, nas últimas cinco semanas, a estimativa foi revisada para 9,13%, 9,50%, 9,63% e 9,75%.

Avanço das Incertezas

O aumento na previsão dos juros básicos reflete a intensificação das incertezas econômicas tanto no cenário internacional quanto no doméstico. No exterior, a expectativa de uma redução de juros nos Estados Unidos a curto prazo se tornou mais improvável. No Brasil, a mudança na meta fiscal para 2025 e 2026, anunciada pelo governo Lula no mês passado, aumentou as dúvidas sobre o cenário econômico.

Devido a esse contexto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu o ritmo dos cortes de juros na última reunião, realizada nos dias 7 e 8 de maio, com a taxa sendo cortada em apenas 0,25 ponto percentual.

Mais Inflação

As projeções para a inflação também subiram. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024 foi ajustado para 3,80%, ante 3,76% na semana passada. Para 2025, a estimativa passou de 3,66% para 3,74%.

Dólar Retoma Alta

A previsão do dólar para 2024, que havia se mantido estável por duas semanas, foi revisada para cima, chegando a R$ 5,04. Anteriormente, a previsão era de R$ 5,00.

PIB Reverte Tendência

Os analistas reduziram a previsão de crescimento do PIB para 2024, de 2,09% para 2,05%. Até fevereiro, a estimativa permaneceu estável em 1,60%, mas vinha em tendência de alta nas últimas semanas, alcançando 1,85% há pouco mais de um mês. Esta é a primeira reversão na tendência de alta.

Relatório Focus

O Relatório Focus resume as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. A partir desta semana, o Banco Central retomou a publicação do relatório às segundas-feiras.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias