TRT-14 e TJRO firmam acordos de cooperação judiciária para o estado de Rondônia

Acordos fortalecem a proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e otimizam a realização de perícias médicas judiciais.

Dois Acordos de Cooperação Judiciária foram assinados nesta quarta-feira (22/5) entre o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Os acordos visam ampliar a rede de apoio à população feminina vítima de violência doméstica e/ou familiar e otimizar a realização de perícias médicas judiciais em processos de competência trabalhista e civil.

Na assinatura dos termos, estavam presentes os respectivos presidentes, o desembargador Osmar J. Barneze, pelo TRT-14, e o desembargador Raduan Miguel Filho, pelo TJRO. Pelo Regional, acompanharam também: a juíza Auxiliar da Corregedoria e coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ/TRT-14), Fernanda Antunes Marques Junqueira; o juiz Auxiliar da Presidência, Augusto Nascimento Carigé; a secretária-geral da Presidência, Tama Mendes Ohira; o secretário-geral Judiciário, Alysson Ricardo de Almeida Lopes; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robert Armando Rosa; e o secretário da Corregedoria Regional, Eduardo Morais da Costa. Acompanhando o presidente do TJRO, estavam ainda o desembargador Isaías Fonseca Moraes, supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJRO (NUCOOJ/TJRO) e a juíza Juliana Costa, idealizadora do Módulo Lilás.

O primeiro acordo trata da disponibilização, no portal do TRT-14, de forma pioneira, da plataforma “Medidas Protetivas Online”, desenvolvida pelo TJRO. Este sistema permitirá que mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar possam solicitar medidas protetivas diretamente pela plataforma, sem custo. O TRT-14 irá disponibilizar um banner contendo o link de acesso ao sistema em sua página principal, além da divulgação da nova ferramenta.

A plataforma permite a geração de solicitações de medidas protetivas, as quais serão avaliadas por um(a) juiz(a) no prazo de até 48 horas. Durante o uso, as usuárias não precisarão utilizar os dados do próprio celular, tornando o serviço gratuito. Após o preenchimento do formulário, uma petição é criada e é possível acompanhar o processo em tempo real.

O TRT-14 será o primeiro tribunal trabalhista do país a hospedar, em seu sítio eletrônico, link para requerimento de medida protetiva on-line, a ampliar o acesso de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência doméstica.

O segundo termo de cooperação envolve a disponibilização de salas para a realização de perícias médicas judiciais conduzidas pelo perito Heinz Roland Jakobi. O acordo prevê que o TJRO fornecerá salas no Fórum Cível de Ariquemes para exames periciais relacionados a processos trabalhistas. Em contrapartida, o TRT-14 disponibilizará salas das Varas do Trabalho de Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal e do Fórum Trabalhista de Ji-Paraná para exames periciais de processos do TJRO.

Destaques

Após a assinatura dos termos, o presidente do Judiciário rondoniense destacou que “a parceria entre os tribunais reforça o compromisso conjunto com a proteção dos direitos das mulheres e o combate à violência doméstica”. Barneze reforçou: “Estamos unindo esforços para garantir que nossas instituições atendam às necessidades da população de forma cada vez mais eficiente e humanizada. Para a sociedade, a Justiça é uma só, e essas parcerias são essenciais para aprimorar a prestação jurisdicional e reforçar o compromisso das instituições com a proteção dos direitos dos cidadãos e cidadãs”.

Emocionada, a juíza Juliana Costa, do TJRO, expressou: “Cada caso atendido através da plataforma ‘Medidas Protetivas Online’ representa uma vida protegida, uma mulher viva, que voltou a trabalhar, uma família protegida. São histórias de superação e a esperança de um futuro livre de violência para tantas mulheres e suas famílias que não possuem voz”.

>> Clique aqui para saber como solicitar a medida protetiva

Da mesma forma, a juíza Fernanda Junqueira ressaltou a parceria, que une forças com o protocolo de prevenção e medidas de segurança contra a violência doméstica implementadas pela Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. “É uma forma de replicarmos uma iniciativa tão louvável feita pelo TJRO e, assim, junto com a Justiça do Trabalho, reforçar esse compromisso de salvaguardar os direitos fundamentais das mulheres nas relações domésticas e familiares”, frisou.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias